Inicial > Informação > Como conciliar vida pessoal e profissional

Como conciliar vida pessoal e profissional

Saber equilibrar a vida profissional com a pessoal não é uma tarefa fácil, e geralmente o lado profissional acaba pesando sempre mais e com isso pode existir perda de qualidade de vida para o profissional.


Publicidade

Em um mundo cada vez mais capitalista onde o tempo parece passar mais e mais de pressa, é comum ouvir queixas de muitos profissionais a respeito de não conseguir equilibrar de forma correta a vida pessoal e profissional, uma vez que passam a maior parte do tempo no trabalho, ou então viajando a negócios e quando possuem um tempo livre para estar com a família preferem descansar do que fazer uma viagem ou simplesmente brincar com seus filhos.

E se você também acredita que exista esse desiquilíbrio em sua vida profissional e pessoa, vamos trazer algumas dicas que poderão ser úteis em ajudar a enfrentar esse problema e assim melhorar a sua qualidade de vida.

– Vontade de mudar: Esse é um dos primeiros e mais importante passos, praticamente em tudo na vida, é necessário a vontade, o inicio e a motivação para mudar, para fazer algo diferente, e se você já percebeu que a balança entre sua vida pessoal e profissional esta pendendo mais para o lado profissional algo esta errado e precisa ser feito para que chegue ao equilíbrio novamente.

– Organização: Uma vez constatando que a necessidade de mudança, é necessário organizar-se, pois quem sabe a necessidade de ficar até mais tarde no trabalho esteja relacionado diretamente com o fato de existir algumas falhas na correta administração do seu tempo durante seu dia.

Por isso é necessário essa organização, rever suas atividades e processos afim de tentar encontrar possíveis falhas ou problemas que podem ser corrigidos e venham a fazer você ganhar tempo no final do dia, tempo esse que poderá ser utilizado com a sua família.

– Divida seu tempo: Apesar desse item também fazer parte da organização, é fundamental essa divisão de tempo, assim como você precisa se alimentar e dormir, é fundamental que exista um tempo seu, no qual você você poderá fazer algo que goste, praticar uma atividade física, sair com sua namorada ou esposa, ficar com sua família, etc.

Uma vez feita essa divisão, cumpra ela com disciplina, hora de trabalhar é hora de trabalhar e de sair com sua família e descansar não são mais momentos de pensar em trabalho.

– Prioridades: É comum ouvir de pessoas que o trabalho é e sempre será uma prioridade, no entanto essa pode ser uma visão equivocada, uma vez que sem a correta divisão do seu tempo, como citado no item anterior, você viverá sempre em função do trabalho.

Por exemplo, se em determinado dia que você teria uma folga e poderia ficar com sua família resolveu adiantar algum trabalho do dia seguinte, você simplesmente deixou de lado sua vida pessoal para dedicar-se a profissional, porém esse tempo que você utilizou não volta mais, e no próximo dia terá mais e mais trabalho, ou seja, você simplesmente trabalhou mais, por isso é necessário ter um limite de tempo definido para cada atividade como citamos anteriormente, e se não deu para terminar aquela atividade hoje, amanha você acaba!

– Custo benefício: Muitos profissionais citam que trabalham até mais tarde para assim poder ter uma renda melhor no final do mês, e essa é uma justificativa realmente válida, no entanto, a falta de tempo para a vida pessoal talvez acabe não compensando tantos sacrifícios.

Desta forma é importante sentar com calma e refletir, será que a diferença de ganhos no final do mês compensam eu ficar longe da minha família, dos meus filhos ou de fazer as coisas que eu gosto ?

Isso é algo importante a ser analisado, pois quem sabe essa diferença salarial não seja um fator que venha impactar tanto o seu orçamento, e desta forma seria mais interessante para sua qualidade de vida e alegria de toda sua família trabalhar um pouco menos, e ter um pouco mais de tempo para você para fazer as coisas que gosta e dedicar-se também mais a sua família por exemplo.

Conclusão:Sabemos que é muito simples e fácil deixar dicas, mas na prática as coisas são muito diferentes, por isso é importante ir amadurecendo essas idéias pouco a pouco, dia a dia, para que com o tempo você possa ir implementando ela em sua vida, por mais difícil que seja, tenha certeza que seus filhos e sua família ficaram muito felizes, e lembre-se que deste mundo não levamos nada e as coisas mais importantes que deixamos são as boas lembranças e os momentos felizes que passamos ao lado das pessoas que amamos e que nos amam.


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2011-2017 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade