Inicial > Informação > Cuidados com as redes sociais e o mercado de trabalho

Cuidados com as redes sociais e o mercado de trabalho

Cada vez mais a proximidade do real e virtual se confundem, por isso é extremamente importante cuidar da sua reputação e do seu nome nas redes socais assim como na vida real.


Publicidade

No inicio dos anos 2000 onde a internet ainda engatinhava aqui no Brasil, e para conseguir uma conexão com a grande rede era necessário utilizar internet discada, o conceito de redes sociais que conhecemos hoje nem sequer existiam, por outro lado, nos dias atuais as redes sociais fazem parte da maioria das pessoas que navega na grande rede, e segundo estudos o tempo gasto em redes sociais como o Facebook é cada vez maior pelo internautas.

E são nas redes sociais que as pessoas contam um pouco sobre a sua vida, suas viagens, o que estão fazendo nestes exato momento, onde estão e com quem estão, e em muitos casos acabam se expondo de forma exagerada.

Trabalho e redes sociais

E a exposição de mais pode se tornar um sério problema, não somente na questão pessoal como também profissional, uma vez que muitas pessoas acabam esquecendo que colegas de trabalho, chefes e pessoas da empresa na qual trabalham também possuem acesso ao seu perfil, o que pode causar algum tipo de desconforto no ambiente de trabalho certos comentários feitos, ou até mesmo alguma foto mais comprometedora.

E se o uso incorreto das redes sociais pode trazer dores de cabeça para quem já tem um emprego, para quem busca um trabalho a exposição exagerada pode ser um problema ainda maior, pois cada vez mais profissionais de recrutamento e seleção tem buscado informações a respeito do candidato a uma vaga de emprego nas redes sociais.

Agora imagine a situação do recrutador ao encontrar no perfil do candidato fotos comprometedoras e comentários sem noção?

Além da questão do perfil em si, é muito comum os recrutadores observarem as comunidades e páginas que o candidato “curte” e frequenta, para assim traçar o perfil do candidato, por isso é importante tomar muito cuidado com esse tipo de situações, pois não seria nada agradável para um recrutador saber por exemplo que o futuro profissional curte uma comunidade chamada “odeio trabalhar”,”não gosto de acordar cedo” ou “odeio meu chefe” por exemplo.

Em resumo, as redes sociais são de fundamental importância atualmente para a internet, são um ótimo meio de manter contato com os amigos e familiares e também podem trazer inúmeras oportunidades, visto que a maioria das empresas mantem um perfil nas principais redes sociais para se aproximar mais de seus clientes.

Desta forma é fundamental cuidar do seu perfil social e da reputação do mesmo assim como você cuida do seu nome, da sua imagem e aparência no mundo real, pois cada vez mais o mundo virtual e real estão se tornando um só, e para muitas pessoas e empresas você é na vida real e profissional o que diz, faz e mostra em seu perfil na rede social.


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2011-2017 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade