Inicial > Informação > Cursando faculdade e o medo de não encontrar emprego

Cursando faculdade e o medo de não encontrar emprego

Muitos jovens que estão no inicio de seus cursos de graduação tem a preocupação e o medo de não encontrarem emprego quando forem recém formado, e essas dúvidas e medos no inicio do curso são bem normais.


Publicidade

O sonho de iniciar a faculdade e realizar o curso que sempre sonhou, muitas vezes vem acompanhado de muitas dúvidas e até mesmo medo do reserva ao jovem estudante no futuro, e essas dúvidas e medos são bastante comuns principalmente nos primeiros anos da graduação, onde ainda não se tem uma visão mais específica de como é realmente o curso e de qual área o estudante irá seguir após a graduação.

E uma preocupação que é bastante comum, eu inclusive tive, é a respeito do medo de se formar e acabar não encontrando emprego, ou de não ter certeza da escolha do curso, isso tudo com certeza passa pela cabeça de muitos estudantes universitários, especialmente nos dois primeiros anos do curso, onde geralmente as disciplinas estudadas são bastante genéricas e não tão específicas com o curso escolhido.

Porém, com o passar do curso existe uma adaptação maior, uma vez que começam a ficar somente matérias mais específicas, mais aulas práticas e com isso muita coisa muda, e existe assim uma maior identificação com o curso escolhido e muita coisa muda, isso quase sempre acontece a partir do terceiro ano da graduação.

Neste período, entre o terceiro e quarto ano muitos começam a identificar o que realmente gostam dentro do curso e com isso meio que acabam definindo em qual área iram atuar.

Se preparando para o mercado de trabalho

Por outro lado, passada a dúvida a respeito do curso e encontrada as definidas afinidades, a dúvida que continua pairando muitas vezes esta relacionada a futuro profissional, pois com o fim do curso é necessário encarrar algo muitas vezes mais difícil e disputado que o próprio vestibular, que é o mercado de trabalho.

E se você estudante universitário, que tem esse medo e essas dúvidas, é fundamental além de estudar e tirar boas notas na prova, começar ainda na graduação, a buscar um estágio, quanto mais cedo melhor, porém algumas empresas somente contratam estagiários que estejam cursando no mínimo o terceiro ano da faculdade.

E o estágio durante a graduação, é sem sombra de dúvidas a melhor maneira de ingressar no mercado de trabalho após formado, uma vez que você que possui uma experiência de estágio anterior com certeza terá maiores chances de sucesso durante um processo de seleção do que outro recém formado que nunca estagiou ou que atuou menos tempo que você.

E por falar em estágio, o período de férias do final do ano é uma das melhores épocas para encontrar um estágio, visto que muitos estudantes acabam viajando de férias e não se preocupam em aproveitar esse período para buscar uma oportunidade de estágio.

Iniciação cientifica

Além dos estágio tradicional que a maioria das empresas oferecem, uma outra dica interessante são os projetos de iniciação cientifica que existem na maioria das universidades, especialmente nas públicas, essa é uma ótima opção principalmente para aqueles estudantes que desejam seguir carreira acadêmica, como mestrado e doutorado, ou gostam de trabalhar com pesquisa e desenvolvimento.

Muitos projetos oferecem bolsas aos estudantes, como por exemplo os projetos bancados pelo CNPQ, ou seja, além de aprofundar seus conhecimentos o estudante recebe uma ajuda financeira.

Em resumo, é normal existir certos medos e incertezas durante a graduação, mas isso não pode ser uma justificativa para ficar parado vendo o tempo passar e esperando algo cair em suas mãos, é preciso ir atrás do que deseja, que com certeza as sementes que você esta plantando agora, iram trazer produzir ótimos frutos lá na frente, após a conclusão do seu curso.

Desta forma não tenha medo, transforme suas dúvidas em coragem e vontade que com certeza você terá muito sucesso em sua carreira profissional.


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2011-2017 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade