Inicial > Informação > Cursos e profissões-Dúvidas sobre qual faculdade fazer

Cursos e profissões-Dúvidas sobre qual faculdade fazer

Escolher e definir o próprio destino é uma situação bastante delicada que acaba tirando o sono de muitos jovens que estão prestes a prestar o vestibular e ainda não tem a menor ideia a respeito de que curso fazer.


Publicidade

Quando estamos vivendo a adolescência é muito comum o desejo de liberdade, de poder fazer as coisas que deseja sem precisar pedir a permissão para ninguém, no entanto ao chegar ao fim do ensino médio, na transição da adolescência para juventude é um momento cheio de dúvidas para grande maioria desses jovens, afinal é chegada a hora de começar a tomar as suas próprias decisões e consequentemente assumir as consequência das mesmas e decidir o próprio futuro não é uma tarefa nada fácil realmente.

E é sobre esse assunto delicado que tira o sono de muitas pessoas que vamos abordar neste artigo, por isso iremos trazer diversas dicas para assim tentar de alguma forma ajudar e auxiliar a sua tomada de decisão.

Como descobrir o que eu gosto de fazer?

Algumas pessoas desde a infância dizem que querem seguir determinada carreira e assim o fazem, correm atrás e fazem tudo o que for possível para alcançar aquele sonho de infância, infelizmente não são todas as pessoas que já crescem sabendo o que carreira iram seguir, por isso quando se aproxima a data do vestibular muitas vezes não tem a mínima ideia de qual faculdade cursar e muitas vezes acabam se deixando levar por opiniões de terceiros ou de familiares e por fim acabam cursando algo que no fundo não gostam.

Disciplinas que você gosta
Desta forma é fundamental saber o que você gosta de fazer, e para começar a descobrir o primeiro passo é fazer uma relação com as disciplinas que você mais gosta e mais tem afinidade, pois elas podem ajudar a traçar o seu perfil.

Por exemplo, se você gosta de matemática, física e matérias relacionadas a exatas, você poderia analisar com mais atenção cursos que tem essas disciplinas como base, como os cursos de engenharia, cursos relacionados a área de tecnologia, etc.

Já se você prefere mais disciplinas relacionadas a história, literatura, português e relacionadas quem sabe você tenha vocação para ser um bom advogado por exemplo.

Por outro lado se você tem bastante interesse em biologia, corpo humano quem possa seguir alguma carreira relacionada a saúde, como medicina, odontologia, farmácia, veterinária, enfim.

Mas claro, esses são apenas exemplos, pois nada impete que uma pessoa que ame matemática e física por exemplo venha fazer medicina.

O que você não faria
Tendo relacionado as disciplinas que mais gosta, é interessante fazer também uma relação das possíveis carreiras das quais você acredita que jamais iria cursar, pois essa é uma forma de limitar seu escopo e se existem dúvidas a respeito de que faculdade fazer, ao menos você já tem certeza das quais não tem vontade alguma de cursar.

Após fazer essas duas análises bem criteriosas, você já deu o primeiro passo que é relacionar matérias e áreas de estudo que você gosta e riscar cursos que você acredita ter pouco ou nenhuma afinidade.

Já é possível perceber que o seu universo de dúvidas deve ter diminuído bastante, agora vamos para a terceira etapa.

Relacionar cursos do seu interesse
Neste momento é interessante realizar uma relação dos cursos que de alguma forma chamam sua atenção, que você tenha curiosidade em saber mais, não preocupe-se com a quantidade de cursos que você venha relacionar nessa lista, simplesmente relacione os de seu interesse.

Pesquisar sobre a carreira
Uma vez feito essa relação, inicie uma busca para saber um pouco mais a respeito de cada um desses cursos e profissionais, quais são as suas áreas, onde e como um profissional pode atuar, quais são as dificuldades e desafios do curso, como esta o mercado de trabalho atualmente e se conhecer alguém já formado em um desses curso que você relacionou, não deixe de conversar com esse profissional e assim tirar algumas dúvidas que possam existir.

Feiras de profissões:A grande maioria das faculdades realiza ao menos uma vez ao ano as chamadas feiras de profissões, nas quais expõe a comunidade, principalmente aos jovens que ainda estão no ensino médio, um pouco de seus cursos, e áreas de atuação.

O legal dessas feiras é o contato e a troca de informações, sendo possível conversar com profissionais já formados e também com estudantes que estão cursando a faculdade, e desta forma a experiência é muito grande, sendo possível muitas vezes tirar todas as dúvidas que existem e escolher de forma definitiva o curso que você deseja fazer na faculdade.

Por isso se tiver a possibilidade de participar de uma dessas feiras, não deixe de comparecer e levar as suas dúvidas, pois com certeza irá encontrar muitas pessoas dispostas a ajudar.

Faça o que gosta

E para concluir, o mais importante de tudo quando existem dúvidas a respeito de qual faculdade fazer, siga sempre o seu coração, faça aquilo que você acredita ser o certo, faça o que você gosta sempre!

Não se deixe levar ou se influenciar por amigos, ou até mesmo familiares que falam para você cursar esse ou aquele curso que teoricamente poderá ganhar mais dinheiro, pois isso é muito relativo!

Pois do que adianta fazer um curso da moda ou que tenha algum status maior digamos assim e correr o risco de ser um profissional frustrado a vida toda?

Por isso escolher a escolha é tão difícil e deve ser feita com cuidado, pois quem irá trabalhar a vida toda com ela será você! Por é importante fazer o que você realmente gosta!

E lembre-se enquanto se é jovem é possível mudar de ideia e seguir novos caminhos, por isso se você esta cursando uma faculdade na qual acredita não ter nada haver com você, não tenha medo de mudar, pois ainda da tempo, e o momento de arriscar é agora, onde não se tem muito a perder, pois com o passar do tempo as obrigações e outras responsabilidades podem impedir mudanças mais radicais!

É isso pessoal, espero que tenham gostado e que todas as informações aqui deixadas possam “dar uma luz” a mais a todos que possuem dúvidas a respeito de que profissão seguir, boa sorte a todos e boas escolhas!


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2011-2017 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade