Inicial > Informação > Diferenças entre ações preferenciais e ordinárias

Diferenças entre ações preferenciais e ordinárias

Existem algumas básicas quando o assunto são ações PN e ON, neste artigo trazemos um breve resumo sobre o assunto que irá ajudar elucidar as suas dúvidas a respeito do assunto.


Publicidade

Quem esta começando agora no mundo do mercado de ações, possui muitas dúvidas que cercam o assunto, e uma delas esta relacionado diretamente com a questão das diferenças entre as ações do tipo ordinárias(ON) e preferencias(PN), visto que as mesmas são negociadas por valores e siglas diferentes na bolsa de valores.

E como também tinha essas dúvidas, resolvi pesquisar e trazer um resumo rápido do assunto neste artigo, para que você possa negociar as suas ações na Bovespa sem esse tipo de dúvida.

Diferenças entre ordinárias e preferenciais

De maneira bastante simplista, a principal diferença entre as ações são as seguintes:
– Ações ordinárias(ON):
Esse é um tipo de ação onde o seu titular além de possuir participação nos resultados da da empresa, tem também direito a voto nas assembleias, outra diferença esta na questão do acionista minoritário de ações ON, ter direito ao “tag along”, que é um mecanismo de proteção aos acionistas minoritários, para saber mais sobre o assunto, recomendo a leitura do artigo na wikipedia a respeito do tag along, para saber quais são as empresas que operam na Bovespa com Tag Along, acesse esse link.

– Ações preferencias(PN):
Diferentemente do que acontece com as ações ordinárias(ON), nas preferenciais(PN), o acionista não tem direito a voto na Assembléia Geral da empresa.

Em contra partida as ações do tipo PN tem prioridade na distribuição dos dividendos(ganhos da companhia).

E sobre os “tag along” que citamos anteriormente, algumas companhias oferecem também esse direito para as ações preferencias.

– Liquidez:
Como as ações do tipo PN, preferencias, possui um maior volume de negócios da bolsa de valores, elas tendem a ter mais liquidez se comparadas as ações ON, preferenciais, desta forma é mais fácil e rápido comprar e vender as ações PN.

É importante lembrar, que no caso do pequeno investidor, que geralmente negocia pequenos volumes de ações, dificilmente irá encontrar dificuldades em negociar as ações ON(ordinárias), principalmente das grandes companhias que possuem grande número de negociações na bolsa de valores.

Qual melhor? Ações preferenciais ou ordinárias

A resposta como quase tudo nesse mundo é depende! E um dos primeiros passos a ser dado antes de decidir pela compra de ações ON ou PN, é fazer um estudo do estatuto da companhia onde pretende investir, e verificar quais são as regras adotadas pela empresa na questão do pagamento de dividendos, e se a empresa oferece o direito do “tag along” para ações PN.

Além de avaliar a política de pagamento de dividendos, é importante verificar a questão do preço de mercado das ações PN ou ON, observando qual o potencial de valorização de cada uma das ações, ou seja, em alguns casos pode ser mais interessante investir em ações com menos vantagens na questão do pagamento de dividendos, mas que possua maior tendência de valorização.


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2011-2017 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade