Inicial > Informação > Eleições-Como escolher o candidato certo

Eleições-Como escolher o candidato certo

Confira ótimas sugestões de como votar de forma correta nas eleições municipais além de outras informações importantes a respeito das funções de vereadores e prefeitos em uma cidade.




Neste ano teremos as eleições municipais, que tem como objetivo eleger prefeitos e vereadores em todo o Brasil, e é neste período, cerca de 2 meses antes das eleições que as cidades ficam movimentadas, cheias de cabos eleitorais, bandeiras, “santinhos” e carros de som, sem contar que tem inicio o horário eleitoral obrigatório no qual candidatos a prefeito e vereadores tem a chance de divulgar seus projetos e números.

E diante dessa avalanche de informações e promessas(muitas vezes verdadeiras mentiras) esta o eleitor, que acaba ficando confuso sem saber ao certo em quem votar ou como escolher seus candidatos, e sabendo dessa dificuldade de milhares de eleitores em todo o Brasil, estamos trazendo neste artigo algumas informações importantes sobre o assunto, vale a pena ler com calma e atenção, pois tenho certeza que ajudará no momento de decidir qual o melhor candidato que ficará durante 4 anos no poder e poderá fazer ou não toda a diferença para o seu bairro ou cidade.

E para facilitar a navegação e leitura, essa matéria esta dividida nos seguintes tópicos:
- Atribuições de um prefeito;
- Atribuições de um vereador;
- Escolhendo em quem votar(prefeito e vereador);
- Reeleição;
- Diga não ao voto de protesto;

Atribuições e funções do prefeito

Em resumo e de forma bastante simples, o prefeito é o administrador de uma cidade, ele é o responsável por administrar e aplicar o dinheiro que é recolhido através dos impostos pagos por você em melhorias para a cidade, como hospitais, escolas, estradas, parques, enfim.

E como é bastante trabalho para uma pessoa só, sabemos que o prefeito não trabalha sozinho, ele conta com diversas secretários que geralmente são escolhidos pelo prefeito para atuarem e serem responsáveis pelas diversas secretárias que existe em uma cidade, como a secretária de saúde, agricultura, esportes e tantas outras.

Por isso é importante analisar no momento do voto não somente o candidato a prefeito, mas também a coligação e as pessoas que o estão apoiando, visto que muitas delas poderão assumir secretarias importantes dentro do município.

O prefeito também pode propor leis para a cidade, no entanto para que essas leis sejam aplicadas a mesma deve ser aprovada pelos vereadores em votação.

Atribuições e funções dos vereadores

Como agora você já sabe qual a função de um prefeito, vamos comentar a repeito dos vereadores, que fazem parte do poder legislativo de um município e são fundamentais para o crescimento de uma cidade.

Afinal são os vereadores que fiscalizam as ações tomadas pelo perfeito, são eles também que aprovam ou não o orçamento do município proposto pelo prefeito e suas secretarias.

E uma das mais importantes atribuições dos vereadores esta na criação e aprovação de leis municipais.

Como escolher os candidatos certos

Sabendo da atribuição e responsabilidade de prefeitos e vereadores, chegou o momento de escolher os candidatos que receberam a confiança do seu voto, e este pode ser o momento mais difícil de todos, uma vez que esta em suas mãos o futuro da sua cidade nos próximos 4 anos, por isso não se deixe levar pela emoção ou por promessas de campanha que como sabemos dificilmente são cumpridas.

- Escolhendo o prefeito
Planos de governo e propostas:A maioria dos candidatos divulga e distribui seu plano de governo, leia com atenção quais são as intenções e propostas de cada candidato, e principalmente de onde viram os fundos para que tais propostas sejam cumpridas, pois é muito fácil fazer um plano de governo cheio de propostas e promessas maravilhosas, mas para isso é necessário dinheiro, cobre essa informação dos candidatos de sua cidade.

Campanha:É comum nesta época alguns candidatos utilizarem seus horários na tv e no rádio para atacarem o candidato da oposição ao invés de trazerem propostas e soluções para problemas da cidade, caso perceba esse tipo de atitude por parte de algum candidato, reflita sobre isso, será que ele seria um bom administrador para o seu dinheiro?

Passado do candidato:Procure saber qual é o histórico desse candidato, se ele já foi político antes, o que ele fez de bom e mal para a cidade, se já esteve envolvido em crimes ou escândalos políticos.

Juntamente com esses critérios em mãos, coloque tudo em uma balança e analise qual o melhor candidato a prefeito para para a sua cidade.

- Escolhendo o vereador
Os mesmo critérios que citamos acima para a escolha do prefeito devem ser utilizados também no momento de escolher o seu vereador, ou seja, verificar o passado político do candidato e suas propostas.

No entanto algo que poucas pessoas lembram, e como já citamos acima, o vereador é responsável por fiscalizar o prefeito, por isso é interessante e muito bom para uma cidade ter a maioria dos vereadores da oposição, pois eles iram cobrar e fiscalizar mais as atitudes tomadas pelo prefeito, caso contrário, se a situação for a maioria é muito comum que sejam aprovadas leis e investimentos que são de interesse somente do prefeito e de poucas pessoas e não da comunidade como um todo.

Por isso é importante sempre analisar esse fator a mais no momento de escolher o seu candidato a vereador.

Reeleição

É comum prefeitos e vereadores se lançarem candidatos novamente após terem cumprido mandado, e muito conseguem se reeleger com certa facilidade.

Mas pense bem, é isso que você realmente quer? A administração do prefeito que tenta reeleição foi boa? A atuação do vereador que deseja ficar mais 4 anos no poder foi a contento?

Em uma democracia é importante a troca do poder, pois assim a casa é sempre renovada, sangue novo que entra com vontade de trabalhar e mostrar trabalho, e em alguns casos a troca do poder promove verdadeiras faxinas em muita coisa que estava errada e acobertada por debaixo do tapete, longe dos olhos da população.

Desta forma reflita com bastante calma antes de reeleger um prefeito ou vereador.

Voto de protesto

É muito comum, principalmente na eleição de vereadores, muitas pessoas desanimadas com a atuação dos políticos acabarem votando em “figurões”, pessoas que não tem o mínimo de capacidade para assumir um cargo público, e o pior em alguns casos acabam sendo eleitos e ficam durante 4 anos anos no poder sem fazer nada, sem trazer uma melhoria se quer para os moradores da cidade que estão pagando o seu salário.

Será que é isso que você para a sua cidade?

Com certeza não! Por isso se você deseja protestar, proteste utilizando seu voto de forma consciente, julgando e analisando os candidatos conforme descrevemos nesse artigo e se tiver oportunidade, questione os candidatos, não jogue fora seu voto, pois ele faz toda a diferença, tenha certeza disso.

Espero que todas as dicas aqui deixadas sejam de grande utilidade a todos na próximas eleições, pois somente com o voto consciente e cobrando os eleitos é que teremos uma cidade e um Brasil melhor!





Leia também:
Artigos possivelmente relacionados:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

Tem Facebook? Curta e receba atualizações diretamente no seu face!

Sem comentarios ainda! Seja o primeiro.

Deixe seu comentario e agregue mais valor para esse artigo!