Inicial > Informação > Existe diferença de desempregado e desocupado?

Existe diferença de desempregado e desocupado?

Conheça um pouco mais neste artigo a respeito do assunto, sobre as taxas de desemprego e quais os time de pessoa que se enquadram na população desocupada e ativa.


Publicidade

Como trazemos diariamente artigo voltado para pessoas que desejam encontrar um emprego em grandes empresas, nesta matéria vamos falar um pouco a respeito dessa dúvida que é muito comum, principalmente quando se esta assistindo jornal ou lendo uma matéria na qual é trazidos esses tempos, e como conhecimento nunca é demais, resolvi pesquisar sobre o assunto para tentar trazer uma explicação bastante clara, para que você também possa entender e inclusive explicar quando for questionado(a) com esse tipo de pergunta.

Significado

Se buscarmos o significado da palavra desocupação, encontramos dentre vários a palavra desemprego, ou seja, podemos utilizar a palavra desocupado para quem esta desempregado sem problemas.

E um exemplo claro dessa utilização esta no IBGE, que usa com muita frequência em seus estudos o termo população desocupada, conforme exemplo abaixo referente a taxa de desocupação de maio de 2012:

A população desocupada (1,4 milhão de pessoas) apresentou estabilidade em relação ao mês anterior e queda de 7,1% frente a maio de 2011 (menos 107 mil pessoas nessa condição). A população ocupada (23 milhões) aumentou 1,2% em comparação a abril. No confronto com maio de 2011, ocorreu aumento de 2,5% nessa estimativa (mais 554 mil ocupados).

População Economicamente Ativa

E para ajudar ainda mais no seu entendimento, é importante saber o que é uma população economicamente ativa, uma vez que segundo informações encontradas no site do IBGE faz parte desse grupo
a população com que o setor produtivo pode contar como potencial de mão de obra e neste conjunto encontra-se a população ocupada(empregados, pessoas que trabalham por conta própria, empregadores, e pessoas que realizam trabalho não remunerados como por exemplo estagiarios e aprendizes) e também a população desocupada.

Ainda segundo dados do IBGE, fazem parte da população desocupada pessoa que em um dado momento utilizado como referência estavam sem trabalho, mas interessadas em conseguir um trabalho, seja enviando currículos para empresas, consultando classificados e site de vagas, enfim.

Taxa de desemprego/desocupação

Em uma outra página do IBGE sobre trabalho e renda informa como é chego na taxa de desemprego ou desocupação, que é segundo nota no site é a: percentagem das pessoas desocupadas em relação às pessoas economicamente ativas;

Após essas diversas explicações podemos concluir que desempregado ou desocupado são as mesmas coisas, quando o assunto é medir as taxas de desempregos por parte do IBGE, por isso quando você ouvir no noticiário que a taxa de desocupação baixou lembre-se que eles estão falando do número de desempregados no país.

Espero que as informações deixada aqui possam ajudar a esclarecer esse assunto e até mesmo servir como fonte de referência para trabalhos escolares sobre o tema uma vez que existem ótimos links no corpo do texto para leitura e aprofundamento.


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2011-2017 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade