Inicial > Informação > Importância da Internet na agricultura

Importância da Internet na agricultura

Com mundo cada vez mais globalizado e competitivo a tecnologia como a internet tem papel cada vez maior e mais fundamental no campo.


Publicidade

A agricultura evoluiu mundialmente nos últimos anos, novas tecnologias surgiram, a automação e a automatização de processos ganhou espaço, sempre buscando uma produtividade e qualidade maior utilizando a mesma quantidade de metros quadrados de solo, ou seja, produzir mais com menos, reduzir custos e aumentar a competitividade.

E no Brasil, onde a agricultura representa cerca de 1/3 do PIB, é fundamental o investimento em tecnologia e pesquisa, para poder crescer ainda mais e não perder espaço no setor mundial, e como referencia nacional e internacional temos a Embraba, que realiza inúmeros estudos e desenvolve inúmeras tecnologias.

Se por um lado o melhor que a tecnologia pode oferecer chega a grande produtores rurais, que faturam milhões anualmente, por outro lado, grande parte de pequenos e médios produtores nem sempre possuem acesso ao melhor da tecnologia, muitas vezes nem mesmo o básico e tão comum nos lares de milhares de brasileiros que vivem nas cidades como computadores e a internet.

E o uso da internet na agricultura, desde pequenos ou grande produtores, pode ser dos mais variados possíveis, desde a consulta a meteorologia para os próximos dias como a busca de informações para resolver problemas na sua lavoura, consultar agrônomos ou então realizar a compra de defensivos agrícolas, maquinários e equipamentos.

Porém infelizmente a internet é um artigo de luxo para a maioria dos produtores rurais, que por estarem em locais distantes geralmente das cidades, acabam não possuindo essa tecnologia, seja por inviabilidade do serviço ou então pelos altos preços cobrados para que o serviço de internet banda larga chegue até o campo, inviabilizando o acesso a internet para pequenos e médios agricultores.

E com isso, sem acesso a rede mundial de computadores, produtores deixam de ter acesso a inúmeras ferramentas e soluções que poderiam fazer a agricultura desenvolver-se de melhor forma, reduzir custos, aumentar a produção e consequentemente gerar mais lucros, que poderiam ser investidos ainda mais em tecnologia e desenvolvimento, aumentando produção… lucros, enfim…. as “engrenagens” do setor poderiam funcionar de uma forma ainda melhor.

Por isso a necessidade de buscar alternativas viáveis de levar acesso a internet para agricultores, para que estes possam aproveitar todos os benefícios que o acesso a rede podem trazer, por isso a importância da internet na agricultura.


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2011-2016 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade