Inicial > Informação > Licença-paternidade de 20 dias

Licença-paternidade de 20 dias

Homens que tornaram-se pai podem agora obter um benefício de até 20 dias para ficar junto a família e assim ajudar nos primeiros dias de vida da criança, que como todos sabem trás muito trabalho.


Publicidade

Você sabia que agora a licença-paternidade pode ser de até 20 dias? A lei que garante mais dias para os “pais frescos” foi aprovada recentemente e pode chegar em até 20 dias, confira mais alguns detalhes sobre o assunto na sequencia e tire alguma das suas principais dúvidas.

Quantos dias o pai pode fica afastado do trabalho com a chegada do novo filho?

Para pais que atuam no serviço público é de 20 dias, já em empresas privadas esse tempo vária entre 5 e 20 dias.

Para ter direito a esse benefício, é necessário que os pais solicitem tal benefício, no caso daquele que atuam no serviço público, devem pedir o benefício no prazo de até dois dias úteis depois do nascimento da criança.

Aqueles que atuam em empresas privadas também é necessário dar entrada com o pedido no prazo de dois dias úteis depois do nascimento do filho, lembrando que pela lei da licença-paternidade, o pai deve comprovar a participação em programa ou atividade relacionada a orientação sobre paternidade responsável.

É importante lembrar que no caso das empresas privadas, os 5 primeiros dias são direito do trabalhador por lei, porém a questão da extensão para 20 dias de licença-paternidade, vale apenas para os funcionários das empresas que fazem parte do Programa Empresa Cidadã.

As regras também valem para pais adotivos, desde que a criança tenha até 12 anos de idade.


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2011-2016 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade