Bolha do Bitcoin

Moeda virtual teve grande valorização neste ano o que acabou chamando atenção de muitas pessoas que desconheciam a moeda fazendo com que o seu preço disparasse ainda mais.



Tentar explicar o funcionamento do Bitcoin a uma pessoa leiga não é algo simples ou fácil, afinal trata-se de uma moeda virtual, que é gerada através da “mineração”, que pode ser realizada por qualquer computador(desde que possua uma boa configuração de hardware), que deve resolver problemas de um complexo algoritmo.

Mas enfim, não vamos discutir nesse artigo como gerar ou minerar Bitcoin, mas comentar a respeito da grande valorização dessa moeda virtual nos últimos meses, que virou uma verdadeira febre, inúmeras pessoas que nunca haviam falado no assunto começaram a investir na moeda virtual, acreditando que a sua cotação deva subir ainda mais, e assim conseguir auferir altos lucros.

Valorização do Bitcoin

Se observamos o gráfico abaixo, podemos verificar que a cotação do Bitcoin, era pouco mais de 100 dólares em agosto, atingindo sua cotação máxima, ultrapassando o valor de 1230 dólares no dia 03 de dezembro de 2013.
bitcoin-valorizacao

E com essa explosão no valor, inúmeras notícias sobre o assunto foram o assunto foram divulgadas na impressa em geral, a respeito de pessoas que ficaram milionárias pelo fato de terem comprado a moeda a preços bem baixo no inicio.

E com isso o assunto Bitcoin virou uma verdadeira febre, muitas pessoas comentando a respeito de investir na moeda virtual de comprar e guardar com expectativas de uma valorização ainda maior.

Bitcoin vive uma bolha?


Defensores do Bitcoin dizem que ele é a moeda do futuro, pelo fato de não possuir relação com nenhum governo e não ter nenhuma regulamentação, mas agora fica a dúvida o que se deve essa grande valorização da moeda virtual?

Bolhas surgem em diversos setores, principalmente quando alguém compra acreditando que a valorização será ainda maior, pensando em vender no futuro para outra pessoa interessada em comprar, a chamada regra do “tolo maior”, no qual quem ficar com produto no estouro da bolha acaba ficando com o prejuízo.

Agora se o Bitcoin vive uma bolha, não é possível afirma com certeza, mas o fato de encontrar muitas pessoas empolgadas falando no assunto, e comprando moedas visando uma valorização ainda maior, pode-se levantar um sinal amarelo de uma possível bolha.

Algo muito semelhante aconteceu a Holanda no século XVI, com a chamada bolha das tulipas, na qual os bulbos da flor começaram a valorizar de forma gigantescas e muitas pessoas acabaram investindo nas flores pensando em uma valorização cada vez maior, porém com o tempo a flor acabou perdendo valor e quem investiu o dinheiro nelas acabou perdendo praticamente tudo, para quem deseja saber mais sobre o assunto vale a pena ler o artigo a respeito da mania das tulipas na wikipedia.

Queda de 50%

Um exemplo da grande oscilação e fragilidade da cotação do Bitcoin aconteceu nessa quarta-feira dia 18 de dezembro de 2013, onde a China proibiu o cambio da moeda virtual, ou seja, proibiu que os chineses comprem Bitcoin com a moeda local, e essa medida vez com que a cotação despencasse em cerca de 500 dólares, fazendo com que o Bitcoin desvalorizasse praticamente 50% do seu valor, mais informações sobre o assunto é possível conferir na reportagem publicada no G1.

E com a preocupação dos governos, pode ser que outros países venham a fazer o mesmo e com isso o efeito manada, de mais pessoas vendendo a moeda forçará a cotação para baixo cada vez mais, e assim poderíamos dizer que aconteceu o estouro da bolha do Bitcoin, e quem comprou a moeda no pico, acima de mil dólares terão grande prejuízos caso tenham ficado com a moeda imaginando uma recuperação.

Agora se a desvalorização do Bitcoin realmente vai acontecer somente o tempo dirá, mas como sempre digo, quando tem muitas pessoas falando que certo produto ou negócio é bom, é importante ficar em alerta, pois quem sabe passou o momento de compra e o melhor é esperar para saber o que vai acontecer e assim proteger seu capital.

E você amigo leitor, o que acha do assunto? Você acredita na bolha do Bitcoin? Ou acha que a moeda vai valorizar ainda mais? Deixe seu comentário e participe!


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2011-2018 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade