Cadastro positivo para bons pagadores-Vantagens e desvantagens

A lei do cadastro positivo foi aprovada pelo Senado e sancionada pela Presidenta Dilma começar a vigorar já em 2013, saiba mais sobre ela e tire algumas de suas dúvidas neste artigo.



As taxas de juros cobradas no país estão entre as mais altas do mundo, e uma das maiores justificativas para essas altas taxas de quem concede empréstimos, financiamentos e vende a prazo está relacionada diretamente a inadimplência e aos calotes, ou seja, quem paga em dia acaba pagando pelos maus pagadores.

E visando beneficiar os bons pagadores que pagam todas suas contas sempre em dia, o Senado aprovou a Lei 12.414 de 9 de junho de 2011 sendo que a mesma foi sancionada pela Presidente Dilma e foi publicado no Diário Oficial da União na última quinta-feira dia 18 de outubro de 2012 e irá entrar em vigor no primeiro dia de janeiro de 2013.

E para ajudar a todos que ainda tem dúvidas a respeito do cadastro de bons pagadores vamos trazer respostas para algumas das principais dúvidas dos consumidores.

Que dados serão armazenados no cadastro de bons pagadores?

Nesta base de dados serão inseridas diversas informações referente ao consumidor que paga suas contas em dia, como por exemplo o histórico de empréstimos, crediário, prestações pagas e apagar, também entram neste cadastro informações a respeito do pagamento de contas de luz, telefone, água e cartão de crédito.

Como cadastrar-se no cadastro positivo?

Para ter o nome incluído nesta relação de bons pagadores, primeiramente o cidadão não pode ser inadimplente, ou seja, não pode estar com o nome sujo, estando com as contas em dia, o cidadão poderá solicitar que seu nome nome seja incluído na própria loja no momento de realizar sua compra ou então diretamente pela internet.

Observação:Tentei encontrar na internet qual seria o site para cadastrar-se no cadastro positivo, porém não encontrei nada até o momento, desta forma assim que tiver tal informação estarei disponibilizando e endereço neste local.

Vantagens do cadastro positivo

Uma das principais vantagens de ter o nome incluído no cadastro positivo, é a possibilidade de poder negociar melhores taxas de juros para compras a prazo, emprestimos, financiamentos,etc pois tendo um histório de anos pagando suas contas em dia os riscos da empresa levar um calote por exemplo são menores, com isso poderá ser aplicada uma taxa de juro menor, ao menos é o que acredita-se e espera-se.

Desvantagens cadastro positivo

Por outro lado, ainda existe muita discussão a respeito da implantação do cadastro positivo, na página do Procon de Santa Catarina, existe uma crítica a respeito do cadastro positivo, uma vez que a medida pode não trazer benefícios diretos ao consumidores como a redução dos juros, visto que na lei 12.414 não existe nenhuma referência sobre o assunto, podendo ainda existir uma tendência por parte do mercado em vender a prazo e liberar crédito somente a cidadãos que possuam o nome no cadastro positivo.

Agora vamos aguardar as novidades, pois ainda existem muitas dúvidas a respeito do funcionamento dessa nova lei, e vamos torcer para que o cadastro positivo realmente venha trazer vantagens aos consumidores que pagam suas contas sempre no prazo, para que possam assim ter algum benefício e vantagem pela pontualidade e honestidade.


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2011-2018 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade