Ligações de provedores após pedido da banda larga Oi Velox

Empresas utilizam-se de base de clientes para tentar vender produtos e serviços que geralmente não terão importância alguma, alguns chamam inclusive tais ligações como “golpe do provedor de internet”.



Usuários de telefonia e internet no Brasil sabem melhor que ninguém a dificuldade que é em ter bom serviços em nosso país, e não bastassem as dificuldades existentes, usuários agora enfrentam mais um problema, que é a tentativa de algumas empresas de simplesmente tentarem empurrar garganta abaixo serviços que não terão utilidade alguma.

E é sobre o assunto que vou falar nesta publicação, afinal recentemente fiz o pedido de Internet Banda Larga para meus pais que vivem em uma cidade do interior, e como estava de férias passeando por lá resolvi negociar um pacote de internet, visto que eles são pessoas idosas e entendem pouco ou quase nada do assunto.

Então ligado para a operadora, tirada as dúvidas e escolhido o plano, é aguardar até 7 dias para que o serviço seja liberado.

Após cerca de 30 minutos do termino dessa ligação, recebo a ligação de uma pessoa, pedindo para falar com o responsável da linha, comentando que estaria dando continuidade no atendimento da solicitação da internet, e já foi inclusive passando login e senha de acesso que seria configurado no modem adsl, no decorrer da ligação ela pediu para passar um cartão de crédito para que fosse então liberado o acesso, logo percebi que a conversa estava estranha, falei que não tinha interesse em contratar nenhum provedor, e pedi que o contato que ela possuía fosse removido, uma vez que não tinha autorizado em nenhum momento tal contato.

Para minha surpresa, pouco tempo depois recebi um outra ligação, desta vez identificando como da empresa UOL, logo de cara disse que não tinha interesse em nenhum provedor de acesso, e novamente pedi para que não entrassem mais em contato. Essa ligação por exemplo recebi as 20 horas da noite.

Aproveitei e orientei meus pais que não passassem nenhum dado bancário ou de cartão e que não aceitassem nenhum serviço ou produto, e comentei que estaria atendendo as ligações, uma vez que estaria na casa deles por alguns dias.

No outro dia novamente, mais ligações de provedores, em uma situação, mesmo sendo experiente quase acabei sendo vítima, visto que a atendente que ligou identificou como sendo da “central de suporte”, imaginei de imediato que poderia ser da operadora querendo confirmar o endereço para a visita do técnico, ela tinha o nome da rua, nome do titular, etc.

Falei que não tinha interesse em nenhum tipo de serviço de provedor, e perguntei para qual empresa ela trabalhava, e ela por incrível que parece disse que trabalhava para Oi, e estava entrando em contato para fazer a liberação da internet, passou inclusive um usuário e senha de acesso, quando ela percebeu que eu estava desconfiado, comentou que o motivo do contato era para oferecer um desconto no plano de internet, que o valor seria de 29,90, que o motivo do desconto seria por causa do dia dos pais.

Mas logo ela emendou, dizendo que não seria possível lançar o desconto na próxima fatura, com isso necessitava de uma bandeira de cartão de crédito, foi nesse momento que identifiquei que tratava-se novamente de uma empresa terceira, querendo vender um produto ou serviço que não teria necessidade alguma, com um monte de mentiras, se fazendo passar por colaborador de outra empresa.

E assim seguiu-se por dois dias seguidos, ligações e mais ligações, geralmente com o mesmo papo, de “seguir com o atendimento”, enfim, um verdadeiro absurdo, onde informações pessoais são compartilhados com outras empresas sem nenhum critério.

E o pior disso tudo é receber ligações de empresas que se fazem passar por outra, imagino quantas e quantas pessoas acabam sendo vítimas de empresas sem escrúpulos, afinal você entra em contato com a operadora, fazendo o pedindo de internet, e logo na sequencia recebe a ligação de uma outra empresa, que se faz passar por essa, e isso acaba confundindo o usuário que esta esperando o contato de um técnico para a instalação de sua internet, e este acaba passando dados bancários e de cartão de crédito e muitas vezes acaba percebendo somente depois de algum tempo que acabou sendo vítima.

E olha que isso que estou relatando aconteceu em agosto de 2014, buscando na internet é possível encontrar centenas de milhares de relatos a respeito do mesmo problema que acontece desde 2011 ou até mesmo antes, de empresas que acabam de alguma forma tendo acesso a base de clientes da Oi Velox e assim acabam vendendo produtos e serviços que não tem utilidade alguma para o usuário, visto que atualmente para se ter acesso a internet banda larga não existe necessidade de provedor de acesso.

Abaixo segue alguns link’s de anos atrás, inclusive de multas e atuação do Ministério Público no caso.
– Novo golpe dos provedores de Internet:
em espaco-vital.jusbrasil.com.br/noticias/100480122/novo-golpe-dos-provedores-de-internet

– Depois de denúncia da BandNews, Procon multa Oi, Uol e Terra por fraude no PR
Link para leitura aqui;

– Golpe induz consumidor a contratar provedor de internet;
Link para notícia http://www.coletiva.net/site/noticia_detalhe.php?idNoticia=50862

No Reclame Aqui, maior site de reclamações do Brasil é comum encontrar pessoas que acabaram assinando serviços sem nenhuma utilidade, e o pior sofrem dificuldades em cancelar tais planos por vias normais de contato com tais empresas, e com isso muitas vezes acabam tendo que recorrer ao Procon ou até mesmo a justiça para terem o problema resolvido, gerando perda de tempo, desgaste emocional e muito estresse.

É um absurdo que tais práticas continuam acontecendo em nosso país, é um absurdo que um cidadão de bem, que tenta contratar um serviço, tenha que ficar por vários dias recebendo ligações de empresas que tentam literalmente te enganar e extorquir seu dinheiro, por que atitudes como essas de tentar se passar por outra empresa, em falar em “prosseguir com um atendimento” da qual ela nem faz parte, é sim uma forma de ENGANAR.

Por isso você leitor, que esta prestes a contratar um serviço da Oi Velox, ou simplesmente fazer a alteração do seu plano para um de velocidade superior, prepara-se para durante vários dias receber inúmeras, até mesmo dezenas de ligações de empresas do tipo “central de suporte”, “central de provedores”, e diversas outras variáveis, que tentaram de todas as formas “vender” algum serviço para você, por isso esteja pronto para dizer não sempre, e em caso de dúvidas entre em contato com a operadora.

O que diz a operadora

Diante da verdadeira “encheção de saco” de provedores ligando oferecendo seus produtos, resolvi ligar novamente na operadora para reclamar e mostrar minha insatisfação sobre o assunto, afinal as ligações só aconteceram após a contratação da internet “Oi Velox”, foi então que um atendente comentou, que após a ativação de um plano de internet essa informação é passada para uma base de dados da Anatal, e que outras empresas também teriam acesso a tal base e com isso acabam utilizando de tais informações de forma irregular para tentar “vender” seus serviços.

Agora se isso tudo é verdade ou não é impossível para o cidadão comum saber, mas de uma coisa eu tenho certeza, existe sim o compartilhamento de dados pessoais de cliente da Oi Velox, não sei a que nível e como esse compartilhamento de informações confidenciais acontece, mas que ela vem acontecendo a muitos anos isso é fato, e infelizmente nada é feito pelas autoridades para coibir tais atitudes, que além de incomodar as pessoas com ligações fora de hora e até mesmo intimidações, tiram o sono de aqueles que acabaram passando dados bancários ou de cartão de cartão de crédito que acabam ficando reféns, que encontram dificuldades em cancelar tais serviços que nunca desejaram.

Por fim, se vivêssemos em um país serio tal prática já teria acabado a muito tempo atrás, logo no inicio, mas pelo que vemos tal pratica acontece a muitos anos.


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2011-2018 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade