Inicial > Noticias > Preço da Gasolina-Quanto de imposto pagamos na gasolina

Preço da Gasolina-Quanto de imposto pagamos na gasolina

Tudo o que consumimos no Brasil possui impostos, e a gasolina poderia ser muito mais barata se não fosse a quantidade de impostos que existem no preço final da gasolina.


Publicidade

A alta crescente no preço da gasolina nos últimos dias tem assustado muitos motoristas brasileiros, afinal em algumas regiões do país a gasolina atingiu e até mesmo superou a marca de R$ 3,00 o litro.

Com isso, os motoristas se perguntam, qual o motivo da gasolina brasileira ser tão cara?

E a resposta mais rápida que posso te dar a respeito dos altos preço de nossa gasolina é uma, impostos! Isso mesmo, a quantidade de impostos que pagamos na hora de abastecer nossos carros é gigante, que chega dar vontade até de chorar, se ficar pensando e fazendo as contas.

E para você que é um cidadão consciente que gosta de saber onde esta indo seu dinheiro, segue abaixo informações de quais e quanto de impostos pagamos na gasolina.

Na gasolina por exemplo, só de impostos chega a ser aproximadamente 41%, ou seja, a cada 10 litros que você abastece, você acabou de “doar” para o governo cerca de 4,1 litros de gasolina, e neste “bolo” de impostos você esta pagando, a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), o Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), além do famoso ICMS(Circulação de Mercadorias e Serviços).

Em resumo, para facilitar as contas, praticamente metade do preço da gasolina são impostos, a outra metade é o custo de produção, transporte, lucro da distribuidora e do posto de gasolina, como vemos o governo é o grande vilão desta história toda.

O complicado disso tudo, é que não conseguimos ver o retorno de todos esses impostos pagos, se eu tiver engano por favor me corrijam, pois são cifras gigantescas, que infelizmente não voltam em forma de benefício para a população, pois para ter boas estradas pagamos pedágios, pagamos o IPVA dos nossos carros, e tantos outros que existem em cada produto ou serviço que compramos ou consumimos, é por isso, por essa carga tributária abusiva que temos que trabalhar quase 5 meses do ano somente para pagar impostos, taxas e tributos.

Dinheiro este que vai para movimentar a máquina do governo, que como sabemos é muito mal administrada, onde o desperdício de dinheiro público acontece aos montes, sem falar ou lembrar da corrupção que corre solta.

Enquanto isso, a população brasileira continua trabalhando, acordando cedo, dando duro danado para carregar nos ombros toda essa máquina e seus impostos, e em troca tem uma péssima qualidade na educação pública, baixa qualidade na saúde pública, estradas esburacadas, e ainda por cima de tempos em tempos o governo vem com a história da criação de novos impostos como a CPMF, onde a justificativa é aumentar a receita, chega até a ser uma piada não é mesmo?

Espero estar vivo ainda para poder viver em um Brasil mais justo, com menos impostos, sem corrupção e com mais justiça social!


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

3 Comentários

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2011-2017 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade