Selic Aumento da taxa de juros

Com o aumento da SELIC pelo Banco Central os financiamentos acabam ficando mais caros devido a alta dos juros.



A grande maioria das pessoas não gosta de acompanhar notícias relacionadas a economia, o que é um erro, uma vez que muitas vezes algumas alterações na política econômica acaba afetando diretamente a vida de todos.

E um exemplo esta na notícia referente a tendência da alta de juros feita pelo banco central através das reuniões do COPOM, e a elevação dos juros, através de uma explicação bem simplista, é uma ferramenta que o governo tem para conter a inflação, uma vez que com juros mais altos, os financiamentos e empréstimos acabam ficando mais caro devido a alta dos juros, e assim acaba reduzindo o consumo, e menos consumo é menor a demanda e consequentemente menor alta dos preços.

Por outro lado, juros mais altos significa que quem possui um financiamento pode acabar verificando um aumento do seu saldo devedor, e quem pretende pegar dinheiro emprestado ou realizar algum financiamento irá acabar pagando mais caro, uma vez que o “custo” do dinheiro é mais alto.

Juros altos bom para o poupador

Se parte da população acaba sofrendo os impactos da alta dos juros, poupadores acabam se beneficiando com a alta dos juros uma vez que os seus rendimentos serão maiores, principalmente para aqueles que tem dinheiro aplicado em renda fixa, tesouro direto, poupança, etc.

E quem define a alta ou baixa dos juros(SELIC), é o COMPOM(Comitê de Política Monetária), que de tempos em tempos se reúne para discutir os caminhos que a política econômica do Brasil deve seguir, e para quem deseja acompanhar mais de perto, confira a agenda do comitê para esse ano de 2014.

Reuniões do COPOM 2014

– Dias 14 e 15 de janeiro 2014;
– Dias 25 e 26 de fevereiro 2014;
– Dias 1º e 2 de abril 2014;
– Dias 27 e 28 de maio 2014;
– Dias 15 e 16 de julho 2014;
– Dias 2 e 3 de setembro 2014;
– Dias 28 e 29 de outubro 2014;
– Dias 2 e 3 de dezembro 2014;


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2011-2018 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade