Inicial > Saúde > Batata doce ajuda a emagrecer e é melhor que a inglesa

Batata doce ajuda a emagrecer e é melhor que a inglesa

A batata doce é um ótimo alimento para quem deseja perder peso e evitar a obesidade, neste artigo trazemos diversas informações sobre esse alimento, seus benefícios e também as melhores forma de consumi-la.




Quem esta iniciando, ou pensando em começar uma dieta sempre tem muitas dúvidas e uma dela esta relacionada a qual o melhor tipo de batata para emagrecer, se é a inglesa ou a doce, e este artigo tem como o objetivo de tirar algumas dessas dúvidas dos leitores e leitoras.
- Qual a melhor?
- Benefícios da batata doce
- Como prepara-la;

Batata doce ou comum(inglesa)?

Apesar do ter o nome “doce” em seu nome, a batata doce é melhor para ajudar a combater a obesidade, apesar da batata doce possuir mais calorias que a batata inglesa(também chamada de “comum” pela maioria das pessoas), a batata doce possui um grande diferencial se comparada com a inglesa que esta relacionada ao IG(Índice Glicêmico).

O IG da batata doce é menor e isso quer dizer que o carboidrato existente na batata doce demora mais tempo para virar glicose, desta forma ao consumir a batata doce, você acaba ficando um maior maior tempo com sensação de saciedade e consequentemente acaba comendo menos o que ajuda a emagrecer, por isso ela é muito usada por atletas e até mesmo pelos praticantes de musculação.

Benefícios da batata doce

Além de possuir um menor índice glicêmico, a batata doce trás outros benefícios a quem a consome, pois possui outras características, que são as seguintes:
- É rica em ferro, e possui cerca de 5 vezes mais cálcio se comparada com a batata inglesa;
- Rica em Betacaroteno que no organismo humano acaba transformando-se em vitamina A, algo que não acontece com a batata inglesa;
- A batata doce possui aproximadamente 8 vezes mais vitamina C que a inglesa;

Esses são apenas alguns dos benefícios desse tubérculo para nossa saúde se comparada a inglesa, por isso vale a pena fazer essa substituição no seu cardápio para verificar na prática e também no seu peso as vantagens da batata doce.

Como preparar batata doce

batata doce tipo vermelhaQuando o assunto é emagrecer e perder peso, é importante lembrar que deve-se evitar frituras ao máximo, por isso descartamos a possibilidade de fazer a batata doce frita, pois desta forma você estaria ingerindo mais gordura e não é isso que queremos não é mesmo?

Por isso abaixo segue algumas sugestões de como fazer a batata doce de forma correta, seja para quem quer perder peso ou como alimento auxiliar para a prática de musculação.

- Batata doce no microoondas: Para quem deseja preparar esse alimento de maneira rápida, essa é a melhor forma, e o processo é bastante simples, basta lavar bem a(s) batata(a) e coloca-la(s) inteira no microondas sem descascar, em alguns microondas existe a opção “batata”, se existir pode utiliza-la, caso não exista programe seu microondas para aproximadamente 5 minutos.

Vale a pena verificar, pois o tempo de preparo pode variar de aparelho para aparelho e também no tamanho da batata, pois quanto maior mais tempo irá levar para ficar boa.

Ainda com dúvidas confira ótimas dicas sobre o assunto no vídeo abaixo.

- Batata doce no forno a gás: Para quem não possui microondas em casa, pode preparar o alimento de forma bastante saudável utilizando o forno do fogão a gás, e o processo é praticamente o mesmo utilizado no microondas, deve-se colocar as batatas no forno do seu fogão dentro de uma forma e deixar as batatas por aproximadamente 30 minutos em temperatura máxima.

No caso do forno a gás, é importante também verificar como esta o preparo das batatas, inclusive virando a mesma a cada 10 minutos para evitar que venha a queima a parte inferior.

- Batata doce cozida: Essa também é uma opção bem interessante, e pode-se cozinhar as batatas inteiras também com casca, o único problema em utilizar essa opção é que perder-se um pouco do sabor da batata pois ela poderá ficar um pouco “aguada”.

Dessas três possibilidades a que eu mais gosto é do forno, pois apesar de levar mais tempo a batata doce fica muito mais saborosa, porém quando to com presa utilizo o microondas mesmo.

Por isso vale a pena fazer experimentar os três modos para assim concluir qual a melhor maneira para o seu caso e paladar.

E para concluir vale lembrar que a batata doce por si só não irá fazer nenhum milagre, ou seja, é fundamental manter uma alimentação equilibrada evitando excessos e manter-se sempre em atividade, praticando exercícios físicos regularmente.

Consuma com moderação:
E assim como qualquer outro alimento deve ser consumido de forma moderada, pois lembre-se que a batata doce possui mais calorias que a batata inglesa, por isso se consumida em excesso pode acabar tendo um efeito contrário ao desejado.

No mais bom apetite a todos e claro muita saúde e muitos quilos a menos!





Leia também:
Artigos possivelmente relacionados:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

Tem Facebook? Curta e receba atualizações diretamente no seu face!

Sem comentarios ainda! Seja o primeiro.

Deixe seu comentario e agregue mais valor para esse artigo!