Inicial > Dicas > Perigos do imediatismo e do querer tudo para ontem

Perigos do imediatismo e do querer tudo para ontem

Em busca de crescimento e conquistas rápidas, muitas pessoas acabam trocando os pés pelas mãos e com isso acabam regredindo e não progredindo.


Publicidade

Neste artigo, vou escrever um pouco a respeito do que tenho percebido em minha volta, seja lendo jornais e reportagens de economia, ou observando as pessoas próximas, que é o desejo do sucesso imediato de algumas pessoas, como o sucesso financeiro, pessoal ou de querer “vender” imagem de uma pessoa bem sucedida aos demais, com carros luxosos ou casas que chamam a atenção.

No entanto, nessa busca pelo imediatismo, ou daquele desejo e vontade de querer tudo para ontem, muitas pessoas acabam tomando o caminho errado e muitas vezes com resultados desastrosos, que é tomar crédito e acabar assim contraindo dívidas gigantescas por muitos anos ou até mesmo décadas, e com isso acabam tornando-se verdadeiros escravos dos boletos, uma vez que boa parte da sua renda, acaba indo para saldas as dívidas.

Tenho certeza que neste momento, você deve estar pensando e falando: “Mas o crédito é bom, ajuda as pessoas a conquistarem seus sonhos”, sim, em partes sim, não estou dizendo que o crédito seja ruim, muito pelo contrário, ele se usado com responsabilidade é muito bom.

No entanto em nosso país, os juros ainda são altos de mais e ao tomar um crédito, seja para comprar um carro ou uma casa, o consumidor pode acabar pagando no final até três vezes o valor do empréstimo tomado.

E neste momento que digo, que o imediatismo é algo muito perigoso, uma vez que o comprometimento da renda é grande, e boa parte da parcela paga são somente juros.

Por isso, aquelas pessoas que são mais prudentes e menos imediatistas, e conseguem economizar parte do seu salário no final do mês afim de acumular reservas, acabam fazendo um ótimo negócio, uma vez que além de fugirem dos juros, conseguem fazer seu dinheiro render em aplicações, aumentando ainda mais seu montante, atualmente na poupança por exemplo, o rendimento é de meio por cento, ou 0,5%, parece pouco, mais isso ao ano chega a 6%, e dependendo do valor aplicado pode dar um bom rendimento no final do mês.

E uma pessoa economizando por parte do seu salário durante alguns anos, no final terá uma ótima quantia acumulada, e assim poderá comprar um bem de grande valor, como um carro, ou até mesmo um imóvel a vista, ou na pior das hipóteses irá dar uma boa entrada, ficando um pequeno valor para financiar, e assim estará deixando de pagar altas quantias em juros, o que é um bom negócio!

Além da questão dos juros, o imediatismo e o desejo de querer as coisas tudo para ontem trás inúmeros outros perigos, entre eles é a respeito do futuro financeiro, uma vez que quando se contrai dividas que serão pagas ao longo dos anos, não existem garantias você continuará no emprego atual ou que seu salário irá subir ou manter igual.

E ao passar por momento de turbulência como a perda do emprego ou até mesmo problemas de saúde, ao ter grandes dívidas e não possuir nenhuma reserva financeira de emergência, é algo muito preocupante que em alguns casos pode ser bastante triste como até mesmo a perda do bem, seja ele um imóvel ou veículo por exemplo.

Então o que fazer para fugir do imediatismo ?

Primeiro passo, é fugir do modismo, ou seja, não é porque algum parente ou amigo esta comprando o carro do ano ou saindo do aluguel que você deve-se sentir obrigado ao fazer o mesmo, ainda mais se você não possuir condições financeiras para tal.

Por isso, não se deixe levar pela emoção e pelas histórias de alegria e felicidade que os outros contam depois de ter adquirindo aquele bem dos sonhos, uma vez que muitos como sabemos acabam se endividando por toda a vida.

É importante aprender economizar dinheiro mesmo ganhando pouco, por mais difícil que isso possa parecer no começo, é fundamental começar, nem que para isso seja necessário cortar alguns custos, e que o valor seja pouco, uma vez começando você verá os resultados e acabará se empolgando e conseguirá economizar cada vez mais!

Tenha sonhos e trace metas
Ter sonhos é muito bom como estimulo para atingir os objetivos, por exemplo se você deseja comprar um carro novo, não precisa ir correndo a loja e lá financiar ele para pagar em 5 anos, uma vez que no final você acaba pagando por três carros!

Faça as contas de quanto você precisa economizar e juntar por mês para comprar esse carro dos sonhos a vista, você irá perceber que se tiver disciplina é possível comprar o tão sonhado carro a vista em menos de 5 anos, e o melhor, sem dívida alguma, ou seja, é um dinheiro a mais que irá sobrar para outras coisas, caso contrário seriam pagos em juros.

Em resumo, o imediatismo sai caro, e muito caro mesmo, uma vez que você esta antecipando a compra e o consumo de algo, com o dinheiro que não tem, e emprestar dinheiro no Brasil como já citamos anteriormente é muito caro!

Por isso, pense e reflita sempre, e o principal faça sempre as contas, coloque em um papel e analise sempre friamente, sem deixa que a emoção fale mais alto para que assim, racionalmente você possa decidir a melhor escolha a fazer que traga alegria e paz a você e a sua família não somente a curto prazo, mas a longo prazo.


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2011-2016 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade