Inicial > Emprego > Ansiedade antes da entrevista

Ansiedade antes da entrevista

Com a grande concorrência atual no mercado de trabalho, ter o currículo selecionado para uma entrevista de emprego já é uma grande conquista, porém a ansiedade e o nervosismo pode por tudo a perde neste momento importante durante o processo seletivo.


Publicidade

Ansiedade! Ela costuma aparecer de forma bastante impactante diante de fatos futuros onde não possuímos controle algum.

E um momento que ela aparece com grande frequência é antes de uma entrevista de emprego, afinal você como candidato para a vaga, não sabe o que será questionado, como é o perfil do recrutador, não sabe quais teste irá enfrentar, enfim, e com o desemprego em alta, e por estar desempregado por muitos meses é comum que a ansiedade acabe tomando conta.

E é neste momento que a ansiedade é uma grande vilã, afinal ela pode ser tão grande, que impede que você atinja seus objetivos, visto que não conseguirá agir naturalmente, ou seja, não vai conseguir ser você mesmo(a) durante a entrevista, e consumido(a) pela ansiedade e nervosismo vem o temido “branco”, aquele momento que você não consegue formular respostas concisas e consequentemente não tem sucesso em demonstrar ao entrevistador suas qualidade e conhecimentos.

Dicas para evitar a ansiedade

Muitas vezes a ansiedade não está relacionada com a falta de conhecimento, ou com medo do que será perguntado pelo recrutador, mas sim com o insegurança e com o medo de continuar desempregado por exemplo, com o medo de acabar perdendo uma boa oportunidade.

Afinal, se você por exemplo trabalha na área de tecnologia, e está indo para uma entrevista de emprego justamente nessa sua área de atuação, conhecimento você possui então não existe necessidade alguma para medo ou insegurança neste sentido.

Então a primeira dica é justamente essa, descubra qual é a fonte de toda essa ansiedade e insegurança, pois descobrindo a fonte da ansiedade e nervosismo, é hora de contornar essa situação, para que você possa ter um bom desempenho na entrevista, que possa estar calmo(a) e tranquilo(a), e assim ter a capacidade e condição de demonstrar todas as suas qualidades profissionais.

Se a ansiedade está vindo do medo de continuar desempregado é fundamental canalizar toda essa energia para o lado positivo!

Pense e analise sempre o lado positivo, que você tem um bom currículo, afinal foi selecionado(a) para uma entrevista, isso significa que o seu currículo destacou-se em dezenas ou centenas de outros currículos, encarre mentalmente esse primeiro passo como uma grande conquista!!!

Imagine agora a entrevista como uma mera verbalização do seu currículo, onde o contrate vai querer conhecer você pessoal, saber das suas experiências anteriores e suas qualidades como profissional, nada de diferente daquilo que você já colocou no seu currículo, simples assim!

É fundamental “virar” mentalmente essa chave, não encarar a entrevista como ruim, com aquela sensação de que alguém poderá coagir você ou algo do tipo, mas sim como algo extraordinário, como uma grande chance de mostrar que você é o profissional ideal para aquela vaga.

Então foque nas suas qualidades! Lembre-se sempre que você é capaz, que você possui os requisitos profissionais para aquele cargo e deixe o futuro acontecer!


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

2011-2017 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade