Inicial > Emprego > Cuidados para fazer um bom curriculo

Cuidados para fazer um bom curriculo

O currículo é o cartão de visitas do trabalhador, por isso deve ser feito com bastante cuidado e atenção para que possa obter sucesso e conquistar assim uma vaga de emprego.


Publicidade

Quando uma empresa busca profissionais para suas vagas, o primeiro contato direto da empresa com os candidatos é através dos currículo enviados, por isso ter um bom currículo apresentável, verdadeiro e principalmente sem erros é o primeiro passo para conseguir passar dessa primeira fase e assim ser selecionado para uma entrevista.

Porém é comum ouvir relato de recrutadores que trabalham no RH das empresas, do recebimento de currículos com graves problemas, como erros de português, informações falsas e desencontradas ou frases prontas, visivelmente copiadas da internet.

E ao se deparar com um currículo mal feito, com erros por exemplos automaticamente o mesmo é descartado pela empresa, e muitas vezes o dono desse currículo pode ser um grande profissional, com ótimas qualificações, quem sabe até mesmo melhor que outros que foram selecionados, mas pelo fato de apresentar um currículo “desleixado”, acabou sendo eliminado do processo logo na primeira fase.

Por isso confira algumas dicas que iram ajudar você ter um bom currículo e assim seguir em frente nos processos de seleção das empresas.

Erros gramaticais

Esse é um erro imperdoável pela maioria dos recrutadores, um currículo com erros de ortografia, são automaticamente eliminados na grande maioria das vezes, por isso leia, releia, utilize corretores ortográficos para eliminar totalmente qualquer tipo de erro, pontuação, etc.

Uma dica interessante, é pedir para que outra pessoa, amigo ou familiar, leia seu currículo em busca de erros ou possíveis problemas, uma vez que essa análise por “outros olhos”, pode acabar encontrando falhas que você não avia identificado.

Adapte seu currículo

É comum as pessoas, terem um único currículo e enviarem o mesmo para todas as empresas, independente da área que a empresa atua ou da vaga que busca.

E esse pode ser um grande erro também, é importante sempre realizar adaptações em seu currículo para cada vaga específica, ressaltando qualidades e qualificações específicas para aquela vaga ou empresa, deixando assim seu currículo mais atraente e interessante para aquela empresa em específico, aumentando suas chances de sucesso.

Nunca invente ou minta

Ainda existem muitos profissionais que na expectativa de “turbinar o currículo” acabam inventando qualificações que não possuem, sejam cursos que nunca fizeram ou nível de um idioma estrangeiro que não possuem.

E os recrutadores estão muito atento a esse tipo de informações e descobrir a verdade é rápido e quando isso acontece você pode estar fechando as portas definitivamente nessa empresa, sem contar que mentir no currículo pode virar crime em breve.

E para quem ainda esta começando sua vida profissional e não tem ideia de como fazer seu primeiro currículo, de como preencher, preparamos um artigo especial chamado “exemplo de currículo simples”, onde trazemos explicações passo a passo sobre o assunto e também o link para quem você possa baixar o modelo e preencher facilmente com os seus dados.


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

2011-2017 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade