Inicial > Emprego > Como adquirir experiência profissional

Como adquirir experiência profissional

A experiência profissional é algo exigido em praticamente todas as vagas de trabalho, sendo geralmente um requisito fundamental, com isso pessoas sem experiência alguma acabam sendo eliminadas do processo de seleção já na seleção de currículos.


Publicidade

Basta uma rápida conferira em grupos de emprego no Facebook para encontrar inúmeras postagens de reclamações de pessoas que não possuem experiência dizendo que as empresas deveriam ser mais flexíveis em relação ao assunto, que deveriam dar chance para quem não tem experiência, ou então aquela famosa frase: “como ter experiência se as empresas não dão chance para quem não tem experiência?”.

Sobre o assunto, inclusive publicamos um artigo bem completo chamado o que fazer quando não tem experiência profissional onde relacionamos diversos pontos interessantes que podem ajudar em abrir as portas no mercado de trabalho.

Vagas com experiência

Agora vamos ao ponto das vagas que exigem experiência, se a empresa busca um profissional com experiência significa que a organização precisa esse perfil de profissional, e ficar reclamando que as empresas deveriam contratar pessoas sem experiência, ou então ensinar o ofício de nada adianta, lembre-se daquela frase que diz: “Não lamente a própria sorte, você é responsável pelo seu destino”.

Ou seja, é necessário antes de mais nada que você corra atrás de adquirir experiência, afinal ninguém nasce sabendo, isso é fato, e aprender e especializar-se depende unicamente de você, nenhuma empresa vai bater na sua porta, tirar você da zona de conforto e perguntar: “Você quer adquirir experiência com a gente?”

Então, para você que está nessa situação de desemprego e não possui experiência, uma ótima maneira de começar a ingressar no mercado de trabalho é atuando em tarefas mais simples, que não exigem um conhecimento específico mais prévio.

Trabalhos temporários também são uma ótima maneira de começar a adquirir experiência, veja por exemplo o concurso para recenseador do IBGE, eram milhares de vagas sendo necessário apenas nível fundamental, com certeza muitas pessoas aproveitaram essa chance para agregar experiência no currículo, e você sabia do concurso? Correu atrás ?

Trabalhos voluntários também são uma ótima forma de adquirir alguma experiências, muitas vezes pode ser mínima, mas faz toda a diferença na hora de buscar um emprego.

Busque cursos na agência do trabalhador de sua cidade, existem muitos cursos de curta duração que são oferecidos gratuitamente nas agências do trabalhador, busque informações sobre o assunto na sua cidade, uma vez que muitos desses cursos fazem encaminhamento para estágios por exemplo, e essa é uma ótima forma de adquirir experiência e ingressar no mercado de trabalho.

Como podemos observar, mesmo com todas as dificuldades existentes, crise econômica e tudo mais existe sempre possibilidades de qualificar-se e aprender um pouco mais e dar um passo a frente!

Então aproveite seu tempo para correr atrás do seu futuro! Afinal não é lamentando nas redes sociais que você vai adquirir alguma experiência profissional, e enquanto você lamenta, com certeza milhares de pessoas estão fazendo o oposto, estão na luta, e são elas que em breve serão contratadas. Pense e reflita sobre isso!


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

2011-2017 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade