Inicial > Emprego > O que fazer quando não se tem experiência profissional

O que fazer quando não se tem experiência profissional

Ninguém nasce ou cresce com experiência profissional, por isso assim como tudo na vida sempre tem a primeira vez, e é fundamental correr atrás para não perder para concorrência.


Publicidade

Quem acompanha nosso site, sabe que publicamos quase que diariamente artigo com dicas e informações a respeito de empresas com vagas de emprego.

E um assunto que muitas pessoas tem dúvidas, sendo que inclusive já recebemos diversos e-mails de leitores solicitando sobre o assunto, esta a repeito da experiência profissional, principalmente de jovens que estão buscando o primeiro emprego.

E apesar de já publicarmos em outras oportunidades artigos relacionados ao tema, achamos interessantes realizar aqui uma compilação com diversas dicas para que você que não experiência profissional possa sentir-se mais confiante e animado(a) para sair a luta e conquistar seu espaço no mercado de trabalho.

Conquistando experiência

Para conquistar experiência, não tem outra forma a não ser sair a luta e buscar oportunidades com o seu perfil, por isso recomendo que leia o artigo, dúvidas sobre o primeiro emprego, onde existem muitas dicas e informações que com certeza iram lhe ajudar e muito.

Para jovens estudantes, que estão cursando o ensino médio, uma maneira ótima de se adquirir experiência, é através dos programas de menor aprendiz, você pode conferir ótimas dicas neste artigo aqui.

Para quem não se enquadra no perfil para as vagas de menor aprendiz, outra alternativa são os programas de estágios oferecidos por centenas de milhares de empresas, e como trata-se de estágio, as empresas não exigem experiência anterior, o que facilita e muito.

Existem oportunidades de estágio para estudantes do ensino médio e superior, e um ótimo lugar para buscar e saber de oportunidades abertas na sua cidade é através do site do CIEE, ou então pessoalmente nas unidades existentes em inúmeras cidades brasileiras.

Não sou estudante

Já para quem não é mais estudante, e não possui experiência, infelizmente não é possível recorrer as oportunidades de estágio ou menor aprendiz para conquistar experiência.

Neste caso é fundamental buscar empresas que possuam vagas abertas e que não exijam experiência anterior, muitas empresas disponibilizam esse tipo de oportunidade, e um ótimo lugar para buscar esse tipo de oportunidades são através das agências do trabalhador, que existem em diversas cidades brasileiras.

– Vagas temporárias
É um ótimo caminho para quem não tem experiência profissional, uma vez que empresas, principalmente em datas festivas, abrem inúmeras oportunidades temporárias para pessoas sem experiência, sendo que algumas pessoas acabam conquistando uma vaga efetiva após o fim do contrato temporário, por se destacarem em suas funções.

Por isso, se conquistar uma vaga temporária, vale muito apena arregaçar as mangas e trabalhar para destacar-se e assim quem sabe conquistar uma vaga efetiva, e caso isso não aconteça você terá uma ótima carta de recomendação, o que abre muitas portas no mercado de trabalho.

Trabalhos voluntários e cursos

Realizar trabalhos voluntários é uma ótima forma de melhorar seu currículo quando não se possui experiência anterior, e tenha certeza que será um grande diferencial no momento que o recursos humanos esta avaliando diversos currículo.

Outra dica é estudar, realizar cursos sempre! Ou seja, não pare de estudar, siga em frente sempre, busque cursos profissionalizantes, cursos de informática, idiomas, etc, essa atitude também faz total diferença no momento de conquistar o primeiro emprego ou estágio.

Agora que você já esta sabendo e ciente de tudo isso, hora de colocar a mão na massa, ou seja, criar seu currículo para enviar para as empresas em que deseja trabalhar, e se você nunca vez um currículo e não sabe por onde começar ou tem dúvidas, confira esse artigo: Como fazer o primeiro currículo e boa sorte! Ficaremos aqui na torcida pelo seu sucesso, que com certeza chegará, mais cedo ou mais tarde, basta correr atrás sempre e fazer a sua parte!


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

2011-2016 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade