Inicial > Emprego > Dicas-Primeiro dia de trabalho como se comportar e agir

Dicas-Primeiro dia de trabalho como se comportar e agir

Após conquistar a tão sonhada vaga de emprego vem o primeiro dia de trabalho, e com ele muitas vezes a ansiedade e até o medo de como de não ser bem recebido.


Publicidade

Após inúmeros currículos enviados, diversas entrevistas de emprego, você finalmente conseguiu! Foi selecionado(a) e aprovado(a) em um processo seletivo e conquistou aquela vaga de trabalho que tanto almejava, e agora já tem o dia certo para começar as suas atividades na empresa.

E é neste momento que muitas pessoas, especialmente aquelas que estão iniciando agora no mercado de trabalho, ficam com certo receio de como será o primeiro dia de emprego, afinal querem sempre causar uma boa impressão, por isso vamos trazer neste artigo diversas dicas e informações que poderão ajudar e muito nesse desafio.

? Tópicos:
Pontualidade;
Roupas;
O que levar;
Faça anotações;
Como se apresentar e integração;
Como se comportar e agir;

Pontualidade

O primeiro passo para quem quer causa uma boa impressão no primeiro dia de trabalho é ser pontual, ou seja, jamais chegue atrasado, não somente neste primeiro dia, mas sim nos primeiros dias de trabalho.

E o melhor a fazer para evitar esse tipo de situação é ir dormi cedo para assim poder descansar e acordar animado e cedo no dia seguinte.

Outra dica importante quando o assunto é pontualidade, verifique a rota da sua casa até a empresa, independente do meio de transporte que irá utilizar, é fundamental buscar informações antes a respeito do caminho, se existem congestionamentos, quais linhas de ônibus ou metro você deve pegar, enfim, tenha tudo isso em mãos para evitar contratempos e atrasos nestes primeiros dia de trabalho.

E se você ainda desconhece o tempo que irá levar para fazer esse percurso, é melhor sair um pouco mais cedo de casa, afinal é muito melhor chegar adiantado no primeiro dia de trabalho do que atrasado não é mesmo?

Roupa para primeiro dia de trabalho

Essa é uma dúvida que muitos trabalhadores tem quando o assunto é começar em um novo emprego, afinal ninguém quer causar uma má impressão logo no primeiro dia.

E neste caso, vale as mesmas dicas já deixadas a respeito de qual roupa utilizar para uma entrevista de emprego, ou seja, depende do perfil da empresa e do cargo que você estará ocupando na mesma.

Algumas empresas no momento da contratação, o recursos humanos pode passar ao novo colaborador uma cartilha com diversas informações a respeito do perfil da empresa, citando inclusive quais tipos de roupas e acessórios seus colaboradores devem utilizar.

Caso a empresa não forneça esse tipo de informação, não deixe de fazer esse questionamento no recursos humanos da empresa, pois com certeza o profissional responsável pelo setor irá lhe orientar da melhor forma possível.

E lembre-se, evite sempre os excesso, e use sempre o bom senso que com certeza você estará bem apresentável.

O que levar no primeiro dia de emprego

Essa é outra dúvida bastante comum, especialmente para os profissionais que estão começando agora, por isso vamos trazer algumas dicas que podem ajudar.
– Almoço: Informe-se antecipadamente se a empresa possui restaurante próprio e fornece alimentação na própria empresa a seus colaboradores, caso a resposta seja negativa, pergunte no RH como os demais colaboradores realizam suas refeições, se em algum restaurante na vizinhança e também da possibilidade de levar marmita.

Dependendo da resposta da empresa você escolhe a opção que melhor lhe atende, e assim decide se vai levar seu almoço ou não.

– Caderno e caneta: É sempre importante levar um pequeno caderno ou bloco para anotações, pois como veremos no próximo tópico é fundamental anotar todas as informações que serão repassadas a você no primeiro dia de trabalho.

– Outras dicas: No mais leve somente o necessário, principalmente as mulheres que tem costume de levar praticamente toda a casa na bolsa, lembre-se evite os excessos sempre.

Realizar anotações

Ao iniciar em um novo trabalho você irá receber uma carga gigante de informação, por isso é fundamental anotar tudo sempre, afinal tudo é novo e realizando as devidas anotações você pode sempre consultar quando existir alguma dúvida, sem precisar ficar perguntando novamente para os demais colega de trabalho.

E com isso você acaba ganhando pontos positivos e causando uma ótima impressão, afinal nada mais chato que ter um novo colega de trabalho que pergunta várias vezes a mesma coisa, por isso anote tudo que for importante sempre!

Integração e como se apresentar

Integração: Muitas empresas, principalmente as de médio e grande porte, possuem as chamadas integrações, na qual novos colaboradores e prestadores de serviço ficam conhecendo mais sobre a empresa, seus produtos e riscos que podem ser encontrados na unidade, especialmente em indústrias, essa integração acontece no primeiro dia do novo colaborador, geralmente no período da manhã, podendo levar o dia todo dependendo da empresa e da função que irá executar.

O legal dessas integrações, que geralmente são conduzidas pelo pessoal da segurança do trabalho, é que você pode conhecer e saber mais sobre a empresa em que irá trabalhar além de ter contato também com novos colaboradores, que como você estão iniciando agora na empresa, por isso aproveite esse momento para tirar dúvidas e conhecer seus novos colegas de trabalho.

Como se apresentar: Passada a integração chega a hora de você conhecer seu local de trabalho e ser apresentado a equipe, esse é um momento que muitos trabalhadores acabam ficando com medo, mas relaxa, todos sabem que você esta começando agora.

E como acontece em muitas empresas, geralmente o gestor ou algum outro funcionário do setor terá a tarefa de apresentar você aos demais membros da equipe, neste momento basta agir normalmente, falar seu nome, função que irá atuar e cumprimentar seus novos colegas normalmente, claro que muitas vezes que esta lhe acompanhando na apresentação pode ajudar e já dizer seu nome e qual a sua nova função, por isso relaxa, afinal a apresentação é a parte mais tranquila de todo o processo.

Como se comportar e agir

Uma vez devidamente integrado e apresentado, chegou a hora de colocar a mão na massa, e começar a trabalhar propriamente dito, e agora vem a dúvida, como agir e se comportar nesses primeiros dia de trabalho?

A dica que posso deixar para você, é ouça sempre! Busque saber quem é quem no seu setor, qual é a personalidade e temperamento de cada e busque ganhar a confiança dos demais profissionais, e como citamos anteriormente em outro tópico, tome nota de tudo sempre.

Agindo dessa forma, rapidamente você estará totalmente ambientado no seu novo emprego.

Espero que todas as dicas passadas aqui possam ser uteis a todos que tinham algum tipo de dúvida sobre o assunto, e caso ainda continuem com dúvidas, fiquem a vontade em deixar seus comentários. Bom trabalho a todos!


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

Um comentário
2011-2017 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade