Inicial > Emprego > TI profissão do futuro será?

TI profissão do futuro será?

Tecnologia da informação é para muitos ainda a profissão do futuro, porém um mercado de trabalho cada vez mais concorrido e salários cada vez mais baixos colocam essa afirmação em dúvida.


Publicidade

A cada dia é mais comum ler e ouvir reportagem comentando a respeito do “apagão” da mão de obra na área de tecnologia da informação, de que as faculdades e universidades cada vez formam menos profissionais no setor, e que as empresas estão precisando inclusive buscar profissionais do exterior para suprir essa demanda.

Pelo lado dos profissionais de TI o que percebe-se é um enorme descontentamento com a falta de valorização e baixos salários oferecidos pelas empresas.

E diante de todo esse cenário, jovens que estão decidindo ainda que profissão seguir, perguntam-se, será que a Tecnologia de Informação é realmente uma profissão do futuro?

Com a evolução e popularização das tecnologias, existe a impressão de que o profissional de T.I. é cada vez mais dispensável, diferentemente do que acontecia a 10 ou 15 anos atrás.

Atualmente com alguns cliques e um pouco de pesquisa é possível encontrar tutorias, dicas passo a passo do tipo “faça você mesmo”, seja aquele site pessoal, ou até mesmo pequenos programas.

E com essa facilidade de encontrar informações, estudar e aprender sozinho, muitas pessoas ficam na dúvida se realmente vale a pena fazer uma faculdade de TI, se o tempo que passaram nos bancos de uma universidade, entre 4 e 5 anos, valerá a pena, se serão remunerados de maneira justa, etc.

E diante de um cenário de dúvidas e incertezas, do risco de dedicarem longos anos de estudo na área e não terem o retorno merecido, acabam optando por outras áreas mais tradicionais, onde existe uma regulamentação, onde possam sentir-se realmente mais valorizados e com isso o setor de tecnologia de informação acaba ficando cada vez mais carente e formando menos.

Possuindo formação superior na área, vejo que a área de tecnologia da informação já foi uma profissão do futuro, a pouco tempo atrás foi uma profissão do presente, e atualmente devido a forte terceirização, existe a sensação que muitas funções dessa área estão transformando-se em “subempregos”, onde infelizmente o profissional precisa trabalhar muito, acaba tendo muitas responsabilidades e é mal remunerado.

Mas claro, nem tudo esta perdido, existem ótimas empresas, que ainda valorizam e sabem da importância estratégia da área de tecnologia de informação em suas operações, investindo e valorizando seus profissionais, mas infelizmente o número de empresas com esse pensamento são cada vez menores.

E você caro amigo leitor e leitora, o que acha do assunto, será que a área de TI já teve seu melhor momento? Deixe seus comentários e diga o que você pensa a respeito.


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

2011-2017 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade