Inicial > Informação > Aumento do IPTU 2013 pode se repetir em 2014

Aumento do IPTU 2013 pode se repetir em 2014

Muitas prefeituras tem aproveitado a onda de valorização dos imóveis para aumentar o preço do IPTU, alguns proprietários estão tendo inclusive que fazer financiamentos para pagar a alta do imposto.


Publicidade

Recentemente publiquei um artigo comentando sobre a alta valorização dos imóveis no Brasil, e o risco de que esses preços astronômicos venham ou já estejam formando uma bolha imobiliária no Brasil, assim como aconteceu nos EUA.

Por enquanto, alguns economistas e empresários do setor negam veemente a existência ou formação de bolha no setor, porém por outro lado já vemos alguns efeitos colaterais dessa alta desenfreada no preços dos imóveis, que vai atingir em cheio o bolso da população em inúmeras cidades, que é o aumento do IPTU neste ano de 2013, valores esses que com certeza poderão vir a serem reajustados também em 2014 em outras cidades.

Só para se ter uma ideia, o aumento do IPTU 2013 em Guarulhos, São Paulo, chegou até 2000% para alguns proprietários de imóveis, como mostra uma reportagem no G1, onde uma das justificativas para tais aumentos, esta relacionada diretamente a alta valorização dos imóveis nos últimos anos.

E infelizmente sabemos, que tais valores pagos no IPTU, que deveriam voltar integralmente em forma de benefícios para toda a população, como por exemplo ruas melhores e pavimentadas, praças cuidadas, postos de saúde, creches, escolas, etc, acabam não sendo investidos da forma que deveriam, e tudo no bairro continua da mesma forma, a não ser o valor do IPTU que sobe ano a ano.

Como pedir revisão valor IPTU

Se você acredita que o valor do IPTU que esta sendo cobrado do seu imóvel está fora da realidade ou com alguma distorção, é possível contestar o valor do IPTU.

O primeiro passo a ser dado, é dirigir-se até a prefeitura do seu município e protocolar uma solicitação de revisão do IPTU, feito isso é importante aguardar a análise do seu pedido.

Caso o seu pedido de revisão venha a ser negado pela prefeitura de sua cidade, ainda é possível tentar o questionamento na Justiça, onde neste caso é necessário possuir documentos e avaliações/laudos técnicos que comprovem que o valor que está sendo comprado no seu carne de IPTU não condiz com a realidade.


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2011-2017 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade