Inicial > Informação > Cartão de crédito como usar, vantagens e desvantagens

Cartão de crédito como usar, vantagens e desvantagens

Sabendo utilizar de forma correta, o famoso e popular “dinheiro de plástico” pode trazer inúmeras vantagens, porém pessoas indisciplinadas financeiramente podem ter sérios problemas com o uso incorreto do mesmo.


Publicidade

Basta sair as compras e no momento de passar no caixa é comum ouvir a atendente perguntar se você irá pagar em dinheiro ou no cartão de crédito/débito, e se observar nos caixas próximos irá perceber que o mesmo acontece, e que a maioria dos pagamentos são realizados com a opção de crédito dos cartões.

E sendo um instrumento cada vez mais popular, muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre o assunto, e como os cartões de crédito realmente funcionam, limites, juros, etc, por isso, neste artigo, vamos trazer diversas informações para ajudar esclarecer algumas das dúvidas mais comuns.
Como funciona;
Como usar de forma correta;
Como ter um;
Vantagens e Desvantagens;
Conclusão;

Como funciona o Cartão de Crédito

Para quem ainda não possui um cartão, e tem dúvidas de como ele funciona, vamos tentar explicar neste tópico de forma bastante simples.

O Cartão de Crédito, nada mais é que um “dinheiro eletrônico”, no qual existe um limite de gasto mensal, que no caso é o seu crédito, lembrando que valor de limite é negociado diretamente com a operadora do cartão/banco e geralmente esta relacionado com a sua renda mensal.

Ao utiliza-lo em um estabelecimento comercial, o vendedor irá receber o valor da venda diretamente da operadora do seu cartão/banco, e você deverá pagar o valor dessa compra no vencimento da próxima fatura.

Funciona assim: Ao solicitar um cartão de crédito, você pode escolher a data do vencimento, ou seja, o dia do mês que você terá que pagar a fatura das suas compras no mês anterior.

Para que você possa entender melhor, vamos trazer um exemplo hipotético, de que você possui um cartão de crédito com as seguintes características:
Vencimento da fatura: Todo dia 11;

Essa é a data em que você terá que realizar o pagamento das compras efetuadas na última fatura;

Fechamento da fatura: Todo dia 30;

Essa é a data de fechamento da sua conta, ou seja, os valores das próximas compras realizadas serão lançadas somente na próxima fatura;

Por exemplo: Chegou a fatura do seu cartão para pagamento dia 11 de novembro, os valores que você irá pagar estão relacionados as compras efetuadas no período de 30 setembro a 30 de outubro.

As compras que você realizou por exemplo dia 02 de novembro, serão lançadas somente na fatura com vencimento no dia 11 de dezembro.

Vale lembrar que essas datas foram utilizadas somente como exemplo, para que você possa compreender melhor o funcionamento do seu cartão de crédito.

Como usar de forma correta o cartão de crédito

Agora que você já sabe como funciona o cartão de crédito, é importante saber utiliza-lo, pois como tudo nesse mundo existem suas vantagens e desvantagens, e com o cartão de crédito não é diferente.

E um erro muito grande cometido por muitas pessoas é a utilização incorreta do cartão de crédito, pois como o próprio nome diz, é um crédito, ou seja, é uma ferramenta que possibilita você comprar algo agora, para pagamento futuro.

Uso consciente
Por isso é importante ter prudência em sua utilização, pois mesmo que seu cartão possua um bom limite, é importante estar atento aos seus gastos pois a fatura irá chegar, e é fundamental que você possua condições financeiras para quita-la integralmente, caso contrário os juros cobrados são enormes e podem fazer a sua dívida duplicar em pouco tempo, e assim aumentar a lista dos endividados no Brasil.

Pagamento integral da fatura
As operadoras de cartão de crédito, possibilitam o parcelamento de uma fatura, porém o usuário de cartão de crédito deve fugir dessa situação, pois como já comentado anteriormente os juros cobrados são altíssimos, sem contar que no próximo mês irá vir uma nova fatura, e com isso o descontrole de suas finanças.

Desta forma é fundamental que ao receber a fatura, pague ela totalmente sem atrasar, pois assim você estará utilizando o seu cartão de crédito de forma correta, sem o pagamento de juros.

Caso você acredite que não terá essa disciplina e poderá exagerar nos gastos, o melhor a fazer é nem ter um cartão de crédito.

Como ter um cartão de crédito

Para ter um cartão de crédito é bastante simples, existem diversas operadoras de cartão, além dos bancos que oferecerem a modalidade de crédito integrada com seu cartão de débito.

Sendo assim, converse com o seu gerente a respeito da ativação da função de crédito no seu cartão, ou busque informações diretamente com uma das inúmeras empresas de cartão de crédito existente no mercado.

Um dica importante que deixo quando o assunto é fazer cartão de crédito, esta relacionado com a anuidade, que é uma taxa cobrada pelas operadoras para fornecer o cartão, e dependendo do limite, bonificações, etc, essa anuidade pode ser bastante cara, por isso fique atento neste quesito e questione quais seriam os valores da anuidade, e não deixe de negociar, pois como a concorrência no setor é grande, as chances de conseguir um cartão com anuidade gratuita são grandes, principalmente se for com o seu banco.

Vantagens e desvantagens do cartão de crédito

Como já citamos anteriormente, nem tudo são flores, sempre existe o lado positivo e negativo, e no caso dos cartões de créditos não é diferente.

Vantagens:
– Facilidade de pagamentos no Brasil e no exterior(no caso de cartões internacionais);
– Facilidade para compras pela internet;
– Segurança, pelo fato de não precisar carregar dinheiro;
– Controle dos gastos, pois é possível acompanhar e saber onde e quando você gastou com o detalhamento da fatura;
– Parcelamento em várias vezes sem juros, muitas lojas oferecem essa possibilidade para compras de determinados valores;
– Bonificação, como pontos, milhares ou descontos, alguns cartões oferecem vantagens interessantes a seus usuários;

Desvantagens:
Alguns itens citados como vantagens, também podem se enquadrar como desvantagens, como é o caso da segurança e da facilidade de utilização.
– Segurança: É possível fazer compras pela internet utilizando somente os números do seu cartão, juntamente com o seu código de segurança, desta forma, em caso de perda ou extravio é fundamental cancelar o cartão o quanto antes, para evitar prejuízos e dores de cabeça.

– Facilidade na utilização: Como o seu uso é muito simples e prático, muitas pessoas acabam se empolgando e gastando mais do que deveriam, e com a chegada da fatura não conseguem pagar o valor “cheio”, entrando assim no juro rotativo do cartão, e gerando juro sobre juro, criando endividamentos gigantescos.

Em resumo, vejo que as desvantagens estão diretamente relacionadas e são potencializadas quando não existe o uso correto do cartão de crédito.

Conclusão

O cartão de crédito, é sim uma ótima ferramenta para organizar suas contas e pagamentos, desde que utilizada de forma correta e consciente, por isso, pessoas que sem qualquer controle financeiro devem evitar o uso do cartão de crédito, pois as chances de acabarem ficando endividadas é muito grande.

Uma dica que deixo para quem deseja utilizar o cartão de crédito e tem medo de acabar exagerando nas compras, é possuir um limite baixo no cartão, um limite que não ultrapasse 20% do seu salário, por exemplo se você ganhar 1000 reais líquidos por mês, tenha um cartão com um limite de no máximo 200 reais, desta forma ao chegar a fatura você terá dinheiro suficiente para pagar a mesma, e poderá utilizar as vantagens que o cartão de crédito proporciona.


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2011-2017 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade