Endividamento do brasileiro

Cada dia é mais comum ler e ouvir noticias a respeito do aumento de pessoas que não estão conseguindo honrar as inúmeras dividas e financiamentos que possui.



Em 2008 com o estouro da bolha imobiliária nos EUA, o governo brasileiro tomou diversas medidas para manter a economia aquecida, e uma dessas medidas foi a baixa do IPI(Imposto de produtos industrializados) para carros e diversos produtos da linha branca, além da facilidade do crédito para compra desses produtos.

Nesta época lembro que conversando com diversos amigos sobre o assunto ouve uma preocupação a respeito do endividamento de muitas pessoas, que por empolgação ou até mesmo levadas pelo impulso acabaram comprando carros zero quilômetros com pouca ou em alguns casos sem nenhuma entrada, vendo muitas vezes somente o valor da parcela, e esquecendo os outros gastos que um carro trás, como manutenção, seguro, combustível, estacionamento entre outros.

E o impacto de toda essa “festa” desta época esta chegando agora em 2012, onde cada vez mais surgem notícias a respeito do crescimento da inadimplência do brasileiro, que cada vez esta com dificuldades de honrar seus compromissos.

O setor que esta sentido essa retraída de consumo é o mercado de automóveis que teve queda de mais de 14% no mês de abril de 2012 em comparação com o mesmo período de 2011.

E se você conversar com amigos e parentes vai encontrar com facilidade pessoas que estão completamente endividadas com parcelas do cartão de crédito, parcela do carro novo comprado com prestações a perder de vista e mais recentemente o financiamento da casa própria com prazos de 20 a 30 anos.

E este último item é algo que me preocupa bastante, mesmo sendo um tanto quanto leigo quando o assunto é economia, percebe-se que os valores dos imóveis esta fora da realidade para a grande maioria dos brasileiros, inclusive já escrevi sobre o assunto , e é comum quando você comentar sobre isso com corretores e pessoas do ramo é comum ouvir que aqui no Brasil é diferente, que existe demanda reprimida e inúmeros outros argumentos.

Mas voltando ao assunto do endividamento, se as coisas continuarem como estão, corremos o risco de ficar com a economia travada, ou seja, menos pessoas comprando e consumindo, resulta em empresas diminuindo o ritmo de produção, e com isso podem demitir e aumentar o desemprego e a população que já esta com a “corda no pescoço” para conseguir pagar tudo o que deve como ficará sem emprego?

Reportagem do Terra sobre o endividamento do brasileiro

É um cenário realmente preocupante, resta torcer e aguardar as próximas medidas que o governo venha a tomar para evitar que a “engrenagem” que move a economia não pare e que nosso país não venha entrar em recessão.


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2011-2018 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade