Inicial > Informação > Entenda a crise economica do Brasil atual

Entenda a crise economica do Brasil atual

Muitas pessoas acabam não compreendendo, como um país como o Brasil que até poucos anos atrás estava crescendo muito, e agora encontra-se entre as nações com menor crescimento em todo o mundo.


Publicidade

No post de hoje vou tentar trazer uma explicação bem simples para que você possa ter uma ideia dos motivos que levaram o Brasil a enfrentar essa crise atualmente.

E passa isso vou trazer alguns exemplos e comparações bem simples para que você possa entender toda essa situação atual, lembrando que não vou entrar no mérito de questões políticas, partidárias e de corrupção, mas sim traçar apenas um comparativo com a vida cotidiana para melhore entendimento, então vamos lá!

Vacas gordas

E para começar vamos falar dos tempos das vacas gordas que o país teve, onde estava arrecadando muito! Agora vamos trocar o país por você!

Imagina agora que você conseguiu uma promoção no trabalho e começou a ganhar três vezes mais! Com essa grande quantidade de dinheiro a mais por mês, você que ainda vive de aluguel, achou melhor curtir um pouco a vida, trocou o seu carro popular que estava pago por um carro super luxoso, mas acabou financiando ele em 60 vezes, afinal você está ganhando bem agora por que preocupar-se!

E como o salário está bom, resolver renovar o guarda-roupas, e comprar muitas roupas de grife! Jantar fora ao menos três vezes na semana!

Enfim, você aumentou e muito seu padrão de vida, mas acabou esquecendo de investir parte do seu dinheiro em bens que aumentassem seu patrimônio, e acabou gastando bens que só trazem e aumentam suas despesas, como por exemplo um carro luxoso, que além dos juros do financiamento tem grandes gastos mensais, como seguro, combustível, manutenção etc.

Vagas magras

O tempo passou, depois de dois anos a empresa em que você trabalha começou a passar por dificuldades, e fez um grande corte de pessoal, e você acabou sendo demitido!

Você logo conseguiu um novo emprego, porém para ganhar três vezes menos do que ganhava anteriormente, afinal melhor ganhar menos do que não ganhar nada.

E o pior, neste período que ganhava mais, você não teve disciplina para poupar e fazer um “pé de meia”, ou seja, você está quebrado!

Mas ganhando menos, você não poderia manter o padrão de vida que estava acostumado nos últimos dois anos, nesta situação você tem duas saídas, ou corta os gastos, vende o carro, para de sair jantar fora, etc, ou então terá que pegar algum empréstimo bancário com juros para continuar a manter o seu padrão de vida por mais algum tempo.

Você então faz as contas e então percebe que se tomar empréstimo, em pouco tempo terá uma grande dívida e percebe que o melhor caminho é cortar despesas, vender o carro luxoso e comprar um mais barato, deixará de jantar tantas vezes fora, gastará menos com roupas, etc, irá fazer sacrifícios para enfrenta a crise nas suas finanças pessoais.

Governo

Agora que você já imaginou toda essa situação em sua vida, troque as posições novamente, e coloque-se no lugar no governo!

Todo país tem os períodos de vagas gordas e vagas magras como nós, e o que acontece é que o governo em tempos de vacas gordas onde estava arrecadando muito, deveria investir esse dinheiro em infraestrutura, melhorando as condições de rodovias, portos, ferrovias, etc, diminuir os impostos incentivar a industria, melhorar a educação, segurança, etc, em resumo investir esse dinheiro de forma boa, que equivale fazer o pé de meia para nós, para que assim quando a maré virasse como virou o país estivesse preparado.

Mas infelizmente o governo acabou tomando uma direção equivocada, acabou gastando demais, e hoje teve o seu “salário cortado”, e com isso está naquela situação que exemplificamos anteriormente, ou corta gastos ou toma empréstimos, com a diferença que o governo tem a opção ainda de aumentar os impostos, e assim arrecadar mais para manter os gastos lá em cima.

Então o governo, assim como toda a família, quando esta ganhando menos, deve cortar gastos, e colocar as suas contas dentro do que arrecada, e quando ele não faz isso, acaba impactando na economia de todo o país, com o aumento dos impostos, inflação etc.

E com o tempo a engrenagem da economia começa a parar, pois aumenta os custos para todos, você vai consumir menos e com isso lojas e industrias vão vender menos, e assim vão precisar reduzir a quantidade de funcionários, e mais pessoas desempregadas são mais pessoas cortando gastos e gastando menos, e assim a crise cada vez vai piorando.

Então é isso, essa foi uma forma bastante simplificada de tentar explicar a nossa crise, claro, que para chegar ao ponto que chegamos existem inúmeros fatores, e não é algo tão simplista quanto o que deixei neste texto, mas é uma forma de você tentar compreender o momento que passamos em nosso país.

E você o que acha do assunto? Da crise atual? Deixe seus comentários e participe!


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2011-2016 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade