Cenários de desemprego

Com o fim das eleições de 2014, a cada dia novas notícias a respeito de ajustes fiscais e de preços são publicadas, o que acaba criando um cenário bastante negativo para o mercado de trabalho.



Alguns dias atrás publicamos um artigo comentando a respeito do temor do desemprego em 2015, e essa publicação aconteceu antes das eleições de 2014, e agora que passamos do período eleitoral é possível ter uma noção melhor de como esta e como eventualmente poderá ficar o futuro econômico do Brasil.

Apesar de muitas pessoas não se importarem muito com política ou economia, por acreditarem que isso tudo pouco importa, isso é um grande engano, pois qualquer mudança na economia impacta diretamente a vida da pessoas, seja em relação aos preços de produtos e serviços, seja na geração de novos empregos ou na pior das hipóteses aumento do desemprego.

É necessário imaginar a economia como uma engrenagem, na qual cada uma das peças é fundamental para o funcionamento correto de todo o “sistema”, visto que basta uma engrenagem apresentar problemas para que crie um efeito cascata de problemas nas demais.

E a lógica é bastante simples, mais pessoas empregadas e com renda é mais dinheiro na praça, mais pessoas consumindo, e consequentemente a necessidade de mais mão de obra, de aumento de produção, etc.

Porém o inverso também é uma verdade, quando a economia anda mal, comerciantes e industrias vendem menos e com isso reduzem a produção e com isso a necessidade de mão de obra reduz, e é neste momento que tem inicio as demissões, justamente visando readequar-se a demanda que é menor.

E mais pessoas desempregadas significa menos pessoas aptas a gastar, elas também reduzem seus gastos e consomem menos, com isso acaba gerando menos busca por produtos e serviços e a engrenagem da economia começa a parar.

Cenário futuro

O desenho da economia brasileira não é das melhores no momento, percebe-se através da leitura de publicações nacionais e internacionais que os investidores e empresários, brasileiros e de fora, não estão confiantes em relação ao futuro do Brasil, com isso reduzem investimentos e ficam a espera da definição de um cenário melhor para tomar as suas decisões de investimentos e expansão de seus negócios no Brasil.

E enquanto essa maior “clareza” não vier por parte do Governo, o cenário que se desenha para os próximos anos é de um economia instável podendo aumentar o índice de desemprego, claro esperamos que isso não aconteça, mas é importante de qualquer forma estar preparado para enfrentar tempos de “vacas magras”.


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2011-2018 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade