Investimentos em pesquisa espacial-Robo Curiosity
Com gastos bilionários e anos de desenvolvimento o mais moderno robô já construído toca o solo de Marte e entra na história da pesquisa e exploração espacial.
Nesta semana um assunto tem tomado conta das redes sociais, noticiários da tv e grandes portais da internet que é a respeito do robô Curiosity, que após cerca de 9 meses de viagem aterrissou com sucesso em solo marciano.
E tanta euforia tem uma explicação e números impressionantes, pois o Robo Curiosity levou aproximadamente 10 anos para ser desenvolvido e teve um custo de US$ 2,5 bilhões, equivalente a 5 bilhões de reais, e é o veículo mais completo até hoje enviado pelo homem para outro planeta.
E um dos principais objetivos do Curiosity é examinar e estudar as diversas camadas de sedimentos existente em Marte, estudos esses que poderão concluir se em algum momento da história já existiu vida em Marte e da possibilidade de existir condições de abrigar vida no planeta assim como existe na Terra.
Fotos e vídeos do Robo Curiosity
Quem assim como eu adora saber e ler sobre os mistérios do universo e do espaço e quer acompanhar tudo o que acontece com o Curiosity(Curioso) pode conferir vídeos, simulações e as fotos que já estão sendo enviadas pelo robô diretamente de Marte acessando o site da Nasa, mais especificamente na página da Missão Mars Science Laboratory.
Este com certeza é um grande passo para a humanidade na conquista do espaço, e tenho certeza que muita coisa boa será descoberta com a ajuda do Curiosity.
Comentários na internet
E o interessante quando acesso alguns portais que tratam da chegada do Robo Curiosity em Marte, percebo diversos comentários de pessoas criticando os gastos bilionários para construção e envio de naves para o espaço, alguns até mesmo comparam que tais valores poderiam resolver a problema da fome em diversos países e muitas outras comparações do gênero.
E realmente os investimentos quando trata-se de pesquisa espacial são de cifras bilionárias, uma vez que trata-se de desenvolvimento de novas tecnologias e isso requer tempo e muitos profissionais e este dinheiro com certeza poderia ajudar milhões de pessoas em todo o mundo, principalmente nos países mais pobres onde milhares de pessoas não tem o que comer.
No entanto é necessário ter uma outra visão sobre o assunto, gastos com pesquisa, desenvolvimento e conhecimento são necessários para a evolução da humanidade, pois caso contrário ainda estaríamos morando nas cavernas e é justamente essa curiosidade em conhecer, descobrir que faz com que o ser humano evolua cada vez mais e mais.
E quem sabe em um futuro próximo essa iniciativa de explorar Marte abra portas para novos projetos e quem sabe seja possível até mesmo habitar ou produzir em terras marcianas, no momento parece algo realmente impossível, mas com estudo, pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias isso um dia venha a ser possível e com isso venha a salva milhões de vidas em nosso Planeta no futuro.
Por isso acredito que o investimento em pesquisa e conquista do espaço é fundamental para que se descubram novas tecnologias que poderão mudar o futuro da humanidade nos próximos séculos.
Leia também:
Já podia ser considerado algo esperado o fato de discutirem os gastos em torno desse projeto. Eu também concordo que os investimentos em pesquisa e tecnologia devem ser encarados como algo bom, mesmo sabendo que isso irá beneficiar apenas uma minúscula parte da Humanidade. Mas curioso mesmo é o fato de que foram os EUA quem construíram e enviaram esse robô ao planeta vermelho, os mesmos EUA que, de quando em vez, dizem estar passando por uma “séria crise financeira”. Se estão mesmo passando por uma crise monetária, onde conseguiram os U$ 2,5 bilhões para o projeto? Outra questão que considero pertinente, mas que duvido que alguém consiga responder: agora que esse robô chegou a Marte, o planeta pertence a quem? Aos EUA? Sim, pois tudo que eles enviam a outros planetas levam sua bandeira, e não a bandeira da Humanidade.