Inicial > Dicas > O que não fazer na procura de emprego

O que não fazer na procura de emprego

Quando esta procurando um novo emprego é importante ficar atento para não acabar cometendo erro que podem acabar prejudicando e muito a possibilidade de conquistar um novo trabalho.


Publicidade

Procurar emprego é quase uma constante na vida de muitas pessoas, principalmente em momentos de crise no Brasil onde o desemprego tem aumentado bastante nos últimos meses e com isso a concorrência na disputar pelas vagas que existem no mercado.

E quem acompanha nosso blog, sabe que diariamente publicamos informações de vagas em grandes empresa, e dicas de como enviar o currículo ao recursos humanos das mesmas, e hoje vamos tratar de um assunto um pouco diferente, mas que muita relação com o tema, que é sobre o que não fazer no momento em que se procura um emprego, algumas vezes são erros e deslizes bem simples, mas que podem comprometer uma possível contratação, então vamos lá!

Ligar na empresa atrás de vagas

Este é um erro bastante comum, muitas pessoas acreditam que podem buscar informações a respeito de vagas ligando diretamente no telefone do recursos humanos da empresa, essa com certeza não é a melhor forma de buscar informações sobre oportunidade de trabalho na organização.

Primeiro porque possivelmente a empresa não tem uma pessoa exclusiva para passar informações a respeito de vagas abertas, por isso fazer uma ligação para a empresa com a intensão de saber se existem vagas pode acabar gerando um certo desconforto, sem contar que possivelmente a pessoa que irá atender vai orientar você a enviar o currículo para empresa.

Então, atualmente com a internet, as empresas geralmente disponibilizam um canal direto em seus sites oficiais para que o interessado em trabalhar na organização possa cadastrar seu currículo e conferir as vagas de emprego atualmente abertas.

Quando ligar? Mas claro, em caso de um anuncio de vaga de emprego com telefone para contato é sinal que a empresa deseja que o interessado entre em contato, mas este é um caso isolado, e a empresa estará deixando essa informação no anuncio da vaga.

Mandar currículo para todas as vagas que encontra

Esse é um erro grave, é comum algumas pessoas dispararem currículo para toda e qualquer vaga de emprego aberta que encontram na internet.

E o pior, muitas vezes nem sequer leem a descrição da vaga, os requisitos necessários e a experiência exigida, e ao enviar seu currículo que possui pouco ou nenhum perfil com a vaga aberta, possivelmente seu currículo será automaticamente descartado.

E ao fazer isso para vagas dentro de uma mesma empresa, você pode acabar perdendo a chance de ter o currículo analisado para alguma vaga interessante, que tenha o seu perfil.

Desta forma, leia sempre com atenção as descrições das vagas e requisitos, e só envie o currículo para aquelas vagas que tem relação com o seu perfil, afinal de nada adianta você enviar currículo por exemplo para motorista de caminhão se você nunca sequer dirigiu um caminhão.

Cuidados com o perfil das redes sociais

É muito comum ouvir e encontrar história de pessoas que acabaram perdendo ótimas oportunidades de trabalho depois que o recrutador acabou acessando o perfil da rede social do candidato e encontrou um perfil de pessoa totalmente diferente daquele que a empresa busca.

Então se você esta buscando uma vaga de emprego, antes de mais nada faça uma verdadeira faxina em suas redes sociais, e verifique se o que você publica publicamente poderá influência de forma negativa caso o recrutador da empresa acesse ele para dar uma “espiadinha”, pois de nada adianta você dizer na entrevista que bebe socialmente e não fuma por exemplo, e no seu álbum estar disponíveis dezenas de fotos de festas e baladas onde você aparece fumando e tomando todas.

Então vamos ficando por aqui, poderíamos relacionar inúmeros outros erros cometidos na hora de buscar emprego, mas acredito que estes são alguns dos principais atualmente.

Mas claro, não deixe de participar e deixar seu comentário sobre o assunto e se quiser até mesmo relacionar outros fatores que podem impactar negativamente na hora de procurar um trabalho.


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2011-2016 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade