A importância das indicações no mercado de trabalho

Possuir bons contatos profissionais atualmente é fundamental para conquistar ótimas oportunidades em um mercado de trabalho cada vez mais concorrido e disputado.



Com certeza você já deve ter ouvido a respeito da importância do Q.I., popularmente conhecido como “quem indica” no mercado de trabalho, e engana-se quem pensa que isso algo pontual, e que a maioria dos contratados pelas empresas não possui nenhuma relação com colaboradores da empresa.

No mercado de trabalho, as indicações são responsáveis pela maioria das contratações nas empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, afinal para o gestor é muito mais seguro e interessante contratar um profissional que seja indicado, que já possui um feedback positivo do que acabar “arriscando” com a contratação de um profissional que ninguém conhece, especialmente quando os currículos são bastante semelhantes.

Desta forma, a indicação serve como um desempate no momento de decidir qual profissional irá ficar com a vaga.

Para jovens que estão ingressando no mercado de trabalho, essa pratica pode parecer um tanto quanto injusta, uma vez que pode acabar tirando a oportunidade de um ótimo profissional com um bom currículo que acabou ficando de fora pelo simples fato de não possuir nenhum contato dentro da empresa que existia a vaga.

Por outro lado, como já citado anteriormente, ter indicações de outros profissionais de dentro da organização é grande facilitador para quem contrata, uma vez que existem menos chances de errar na contratação.

Tenha contatos e mantenha um ótimo networking

E para não ficar de fora das melhores vagas, é fundamental possui uma ótima rede de contatos, também conhecida como networking, e hoje com a ajuda da internet essa tarefa fica muito mais simples, uma ótima ferramenta para tal é o Linkdin, que é uma rede social voltada justamente para esse objetivo, conectar profissionais.

Além das redes sociais, ter sempre uma lista de e-mail e contatos telefônicos atualizados com ótimos contatos profissionais pode fazer toda a diferença, especialmente quando esta buscando novos desafios profissionais, pois é interessante entrar em contato com seus contatos e informar que esta no mercado a busca de novas oportunidades, assim as chances de ser indicado por alguma oportunidade acabam crescendo.

Sair sempre pela porta da frente

E quando falamos em ter e manter uma ótima rede de contatos, estamos falando de algo que leva tempo e se conquista aos poucos, e só é válida quando se possui um ótimo relacionamento com os contatos, por isso é fundamental sempre que sair de uma empresa, seja por causa de uma demissão sem justa causa ou vontade própria, “sair pela porta da frente”, ou seja, despedindo-se de todos, agradecendo a oportunidade e o tempo de trabalho naquela empresa, etc.

Afinal bons profissionais são sempre lembrados, e nunca sabemos o dia de amanhã, e como tudo muda, a empresa que esta lhe despendido hoje pode voltar a te contratar no futuro, especialmente se você foi um bom profissional durante o período em que trabalhou nela, por isso nunca feche nenhuma porta, e assim mantenha sempre saudável sua relação de contatos, que com certeza farão toda a diferença no seu futuro profissional.


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

2011-2018 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade