Mestrado fazer ou não
Muitos estudantes que estão concluindo a graduação ficam cheios de dúvidas a respeito de continuar seus estudos com o mestrado ou encarar o mercado de trabalho.
Essa é uma pergunta bastante recorrente no mundo acadêmico, principalmente para aquelas pessoas que ainda possuam uma definição de suas carreiras, e acabam ficando em dúvida entre fazer um mestrado ou então buscar uma colocação no mercado de trabalho, ou ainda tem aquelas que pensam em trabalhar e fazer um mestrado paralelamente.
Mas vamos por partes!
Mestrado fazer ou não
Encarar um mestrado é um grande desafio, por isso é importante saber se você tem o perfil para a realização do mesmo, e um dos principais atributos que um candidato a mestrado necessita ter é gostar de pesquisar, investigar e escrever, são apenas alguns dos quesitos para sair-se bem durante o curso do mestrado.
Outro fator importante esta relacionado a carreira que deseja seguir, uma vez que os cursos de mestrado abrem muitas portas no mundo acadêmico para atuar como professor em instituições de ensino superior, publicas e privadas.
Desta forma, se você tem curiosidade, gosta de investigar, pesquisar, ler e escrever e deseja abrir portas no mundo acadêmico com certeza fazer o mestrado será uma boa pedida.
Para quem deseja saber um pouco mais sobre a diferença do mestrado/doutorado de outros cursos de pós-graduação, vale apena conferir o vídeo abaixo com algumas explicações bem interessantes.
Trabalhar e fazer mestrado
Conheço muitas pessoas que encaram essa jornada mais que dupla, que é trabalhar em uma empresa privada ou órgão público e paralelamente realizam um mestrado.
Isso é possível sim! E claro que os resultados iram depender do desempenho individual de cada um, das suas motivações etc.
Por outro lado é importante lembrar que nem sempre é possível conciliar os horários das aulas com o trabalho, especialmente quando você trabalha em uma empresa privada, visto que o mestrado pode tomar algumas horas da semana em horário comercial, e nem sempre os empregadores vêem essas saídas com bons olhos.
Ou seja, é perfeitamente possível fazer mestrado e trabalhar, mas antes de mais nada converse com seus superiores para verificar a possibilidade de ter essa liberdade para frequentar as aulas do curso que por ventura venham a existir em horário comercial.
Agora é com vocês, aproveitem os espaços dos comentários e deixem suas opiniões sobre o assunto, quem já fez mestrado ou esta encarando agora esse desafio, com certeza suas palavras ajudaram bastante a todos!
Leia também: