Inicial > Dicas > Evite fazer favor para os outros sejam amigos ou parentes

Evite fazer favor para os outros sejam amigos ou parentes

Quando você possui formação ou conhecimento em uma determinada área, é comum amigos e parentes pedirem algum tipo de favor para você, e muitas vezes com você não sabe dizer não e acaba criando um grande problema ao tentar ajudar os outros.


Publicidade

Tudo na vida é um aprendizado, e saber dizer não também é uma arte, afinal sabendo dizer não vocÊ evita muitas dores de cabeça e problemas futuros!

Fazer favor

Vamos imaginar hipoteticamente que você tem formação na área de TI, desenvolvimento de sistemas, etc, então uma tia sua, sabendo que você entende tudo de informática, liga para você e diz que está com o computador lento, e pede para você dar uma olhada.

E como você não sabe dizer não, ou acha chato dizer para a sua tia que está sem tempo, que tá com muito trabalho acumulado, resolve então fazer esse favor e “quebrar um galho”.

Então lá vai você verificar o computador dela, então percebe que está cheio de trojans, vírus, malwares e todas as pragas virtuais possíveis.

Neste momento você pensa, não basta rodar um antivírus aqui e tudo vai ficar bem! E é isso que você faz, porém o equipamento estava tão problemático que depois da remoção dos vírus, acabou não ligando mais o sistema operacional, então você conclui que será necessário formatar e reinstalar tudo, e como você sente-se culpado por aquilo, não vai deixar a sua tia na mão, então avisa que vai precisa formatar o equipamento.

E você sendo cuidadoso faz um backup de todos os arquivos pessoais antes de iniciar o processo, backup feito, computador formatado, depois de umas 3 horas de trabalho tudo novamente reinstalado, hora de voltar o backup, pronto tudo perfeito computador rodando suave, então você recebe um muito obrigado da sua tia e vai para a casa depois de perder praticamente meio dia de trabalho.

No dia seguinte a sua tia liga dizendo que não está encontrando alguns arquivos, que ela jura que estavam lá antes de você “mexer” no computador, então ela começa dizer que antes de você ter mexido estava tudo ok, e que você possivelmente fez algo errado.

E você com a consciência tranquila diz que não, pois você realmente fez o backup completo antes, mas por fim a sua tia diz que não, que você perdeu coisas importantes dela, e acaba simplesmente virando a cara para você, e começa a dizer a todos que você apagou tudo do computador dela!

Essa é uma história hipotética, mas com certeza já aconteceu com muitas pessoas, sejam da área de tecnologia ou de qualquer outra área de conhecimento, e isso só aconteceu pelo fato de você de não saber dizer não!

Dizer não é a solução

Afinal bastaria dizer não, inventar uma história qualquer, dizer que esta sem tempo para isso, indicar um profissional para fazer o serviço, enfim, pois ao não fazer o favor para o parente ou conhecido, pode ser que de inicio ele fique meio estranho contigo e perceba que você “saiu pela tangente”.

Porém logo depois passa e ficar tudo certo!

Ou seja, não fazer um favor é como não emprestar dinheiro para um amigo ou parente, pois se você diz que não você evita muitos problemas relacionados ao assunto no futuro!

Então diga não! Com certeza você vai ser uma pessoa muito mais feliz dizendo não quando alguém solicitar um favor para você, seja ele qual for!


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2011-2017 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade