Inicial > Emprego > Como ser mais produtivo no trabalho

Como ser mais produtivo no trabalho

Em um mercado de trabalho cada vez mais concorrido e disputado profissionais mais qualificados e produtivos serão sempre muito disputados e valorizado pelas empresas.


Publicidade

Produtividade no trabalho é frequentemente assunto de estudos, e muitos estudam apontam que a produtividade dos trabalhadores brasileiros é significativamente inferior se comparado a países de primeiro mundo como EUA por exemplo.

E deixando de lado um pouco tais estudos, todo trabalhador, independente do setor ou cargo que atua, tem ciência que ter uma boa produtividade no trabalho é fundamental, especialmente em tempos de crise, onde muitas empresas fazem cortes nos postos de trabalho, visto que nestes momentos as empresas tendem a reter os profissionais mais competentes e produtivos.

Por isso, se você profissional, acredita que poderia ser mais produtivo no seu trabalho, vamos trazer algumas dicas que podem ajudar neste desafio e assim tornar-se um profissional ainda melhor.

Aumentar a produtividade no trabalho

Para não ficar um artigo longo e muito cansativo, vamos focar em três itens bem simples, que se melhorados podem fazer toda diferença, aumentando a sua produtividade no trabalho e consequentemente trazer melhores resultados, confira.

– Tenha prioridades:
Este é um dos primeiros e principais pontos que é necessário melhorar quando se busca mais produtividade, ter prioridades!

Afinal, quem não tem prioridade acaba não focando em nada, deseja fazer tudo ao mesmo tempo e por fim acaba não fazendo nada, ou seja, inicia diversas tarefas e não as conclui, justamente pela falta de foco.

A dica para melhorar isso, é fazer uma lista de prioridades, isso mesmo, pegar papel e caneta, e colocar nesta folha a sua lista de prioridade para o próximo dia de trabalho, listando as mais importantes no topo e focar na conclusão de cada uma delas através destas prioridades.

– Disciplina
A disciplina esta diretamente ligada as prioridades, uma vez que de nada adianta criar e ter uma lista de prioridades quando não existe disciplina suficiente para conseguir seguir as prioridades existentes.

Sem esquecer, que a disciplina vale para os demais item, como saber dizer não e controlar o tempo!

– Controle seu tempo
Depois de montar sua lista de prioridades, você inicia pelo tomo da lista, o tempo passa e o dia acaba, então você percebe que não saiu ainda da primeira prioridade, então percebe-se que você não esta sendo produtivo, uma vez que não basta ter apenas prioridades para que isso aconteça.

É necessário então controlar o seu tempo, seja na divisão das tarefas ou nos momentos de descanso, então juntamente com a lista de prioridades estime aproximadamente o tempo necessário para realizar aquela demanda, programando as mesmas para esse tempo que possui, sem esquecer do momentos de descanso para não acabar ficando fadigado(a) e assim perder a produtividade.

– Saber dizer não
É comum em alguns cargos e funções acabar o dia todo quebrando galho de outros colegas ou até mesmo de seus gestores, e se essas atividades não estão listadas em sua relação de prioridade é fundamental saber dizer não!

Ótimos profissionais sabem dizer não, apesar de ser bastante difícil fazer isso no inicio para muitas pessoas, depois que você aprender a dizer não, perceberá que seu dia será muito mais produtivo e por fim, depois de concluir as sua prioridades é possível então ajudar a “quebrar esses galhos”.

Então é isso! Listamos aqui algumas dicas relativamente simples, que se implementadas no seu dia a dia poderão fazer você tornar-se muito produtivo no seu trabalho!


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

2011-2016 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade