Inicial > Dicas > Descontrole financeiro pessoal

Descontrole financeiro pessoal

Para algumas pessoas pode ser somente um deslize na maneira de administrar as finanças, já para outros o descontrole financeiro é uma doença compulsiva.


Publicidade

Quantas vezes você chegou no final do mês e ao observar as contas percebe que acabou gastando mais do que ganhou?

Se a resposta para esse questionamento for várias vezes, é sinal de alerta, sinal que algo não vai bem em sua vida financeira.

E nestes casos as justificativas para gastar mais do que ganha são inúmeras, como por exemplo dizer que ganha pouco, ou que teve que comprar algo novo para a casa, ou teve gastos extras.

Ganho pouco

Sendo essa uma das justificativas mais comuns, nada melhor que tratar ela de forma detalhada, uma vez que todas as pessoas desejam e sonham ganhar cada vez mais, porém o sucesso financeiro quem sabe chegue mais rápido ou esteja em uma outra formula, que é gastar menor!

Exatamente isso!!! Como sabemos conseguir um aumento de salário não é uma tarefa fácil e nem sempre depende unica e exclusivamente de você, então que tal tentar algo que teoricamente esta sobre o seu controle?

A arte de poupar dinheiro infelizmente não é uma tarefa fácil, requer muita disciplina e força de vontade, para saber dizer não e abrir mão de alguns desejos de consumo imediato, visando poupar e economizar algum dinheiro.

Ainda sobre o assunto é muito comum encontrar algumas pessoas que conseguem o tão sonhado aumento, porém depois de algum tempo voltam a estaca zero, ou seja, continuam ficando sem dinheiro no final do mês uma vez que continuam gastando mais do que ganham, ou seja, não existe aumento de salário suficiente, uma vez que o descontrole financeiro não deixa que sobre algum dinheiro no final do mês.

Por isso o problema não esta na quantidade que se ganha, mais sim na quantidade que se gasta de dinheiro, geralmente sem qualquer controle, comprando coisas supérfluas que em pouco tempo ficaram jogadas em algum tempo sem utilidade, um ótimo exemplo do descontrole financeiro esta na compra de roupas e calçados, que na vitrine são lindos, porém depois de algum tempo você não dará a mínima importância.

Como acabar com o descontrole financeiro

O primeiro passo é admitir que tem esse problema, que muitas vezes pode ser até mesmo uma doença compulsiva por compras e consumo.

O segundo passo é começar a anotar tudo o que gasta, desde a coisas grandes e pequenas, para que no final do mês seja possível saber onde foi cada centavo do seu dinheiro, além disso ter essa visão de um todo é muito importante e até mesmo impactante saber a grande quantidade de dinheiro que você gastou, e assim poder identificar o que é necessário ou nada necessário e assim no próximo mês cortar todos esses gastos inúteis.

Poupar parte do que ganha

Quem deseja sair do descontrole financeiro é fundamental poupar parte do salário, deve-se colocar uma meta possível, nem que seja pouco no inicio, digamos que você coloque como meta poupar 10% do que ganha, ou seja, se você ganha 1000 reais líquido você deverá economizar 100 reais, e a melhor maneira de fazer isso é tendo uma conta poupança, e assim que cair o seu salário você já separa esse valor, como se fosse uma dívida, uma divida que você com você mesmo, simples assim!

E com o decorrer do tempo esse valor vai crescer e com isso você irá se animar e tentará poupar cada vez mais e com isso lá na frente você terá uma boa reserva, e então sim, poderá utilizar esse valor para realizar algum sonho, como comprar um carro, casa, fazer a viagem dos sonhos, enfim.

Pense nisso tudo e boa sorte!!!


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2011-2016 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade