Inicial > Emprego > Como garantir o emprego em época de crise

Como garantir o emprego em época de crise

Cada vez mais as pessoas estão pessimista quanto ao futuro, e a crise parece estar chegando em diversos setores.


Publicidade

A crise que bateu pesado em diversos países em todo o mundo não teve grandes impactos a principio no Brasil, no entanto esse cenário mudou e muito nos últimos meses e a população já começou a sentir no bolso novamente o peso da inflação e alto custo de praticamente tudo, desde supermercado as refeições fora de casa.

E a inflação é um grande mal que atinge a todos, uma vez que os preços estando mais altos, os consumidores colocam o pé no freio e tendem a consumir menos, e a indústria, comercio e prestadores de serviço em geral iram comercializar menos, e com isso iram faturar menos e desta forma deveram reduzir a produção e enxugar a equipe de colaboradores.

E neste momento vem o grande problema, as demissões e o desemprego, que emperram ainda mais a economia, afinal quanto mais pessoas desempregadas menos famílias com dinheiro, menos consumo, menos produção e vendas, menos emprego, ou seja, é a roda da economia que pode entrar em colapso.

Como garantir o emprego

Em épocas de crise, com desemprego em alta e padrões demitindo, o mais importante de tudo neste momento é manter-se empregado e esperar toda a tempestade baixar, afinal depois de uma tempestade, por mais loga que ela possa ser sempre viram os raios do sol, ou seja, depois da tempestade sempre vem a bonança.

E em épocas de cortes e reestruturações, os empregadores sempre valorizam e ficam com os melhores colaboradores, por isso é fundamental trabalhar sempre motivado, destacar-se na equipe, buscando sempre novas soluções para problemas antigos, e ir sempre em busca de desafios dentro da corporação sendo um profissional proativo, que faz acontecer.

Evite demostrar descontentamento

Profissionais que mostram claramente que estão descontente com as funções que ocupam dentro de uma organização e assim trabalham desmotivados e sem vontade, são sem sobra de dúvidas os primeiros a serem demitidos quando existe uma crise e a necessidade de reduzir pessoal.

Por isso pense bem e analise suas atitudes, será que ao ser demitido você irá encontrar um novo emprego rápido e fácil?

Se você esta descontente e desmotivado com seu atual trabalho, verifique os motivos que levaram a esse descontentamento, se é relacionado com a empresa, salário, cansaço, analise os motivos dessa desmotivação, antes de tomar qualquer medida que possa ser bastante prejudicial a sua carreira e estabilidade financeira, pois em época de crise e desemprego encontrar um novo trabalho, com bons salários não é uma tarefa fácil.

E se por fim concluir que não dá mais para continuar, tenha um plano B, ou seja, encontre um novo emprego antes de estampar no rosto seu descontentamento e desejo de sair.

Aumento de salário

Todo trabalhador que se esforça, que veste a camisa e da o sangue pela empresa, deseja ter todo esse esforço e trabalho reconhecido, e uma ótima forma é através de um aumento de salário ou promoção.

Porém existe sempre um momento certo para pedir aumento de salário, e com certeza em uma época de crise não é o melhor deles, por isso mantenha calma e foco no seu trabalho que mais cedo ou mais tarde você será recompensando, e como citamos no inicio, bons profissionais sempre são lembrados e mantidos em época de cortes, afinal a empresa precisa de profissionais de destaque, especialmente em tempos difíceis.

E para concluir, lembre-se que épocas de crise é fundamental ter prudência e muito cuidado em todas as atitudes que irá tomar, pode-se fazer uma comparação bem interessante, que é como dirigir na chuva, você pode fazer praticamente tudo o que quiser, porém os riscos de um acidente serão muito maiores do que em tempo bom, com pista seca e ótima visibilidade, então pense e reflita sempre e jamais tome qualquer atitude por impulso.


Leia também:
Estamos no Google Plus, siga-nos:

2011-2016 - LzDuda.com
Contatos: Redes sociais:fb.com/lzduda - Via e-mail: lzdudablog @ gmail.com
Politica de Privacidade